79 views 2 mins

José Dirceu deixou prisão da Lava Jato em Curitiba

em Manchete
quarta-feira, 03 de maio de 2017
Giuliano Gomes/Prpress

Giuliano Gomes/Prpress

Ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.

São Paulo – O ex-ministro José Dirceu deixou na tarde de ontem (3), a cadeia da Lava Jato. Condenado a 32 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa – em duas ações penais da Operação Lava Jato -, o ex-ministro foi solto por ordem do STF. Por volta das 16h10, José Dirceu deixou o Complexo Médico-Penal, de Pinhais, sendo levado pela Polícia Federal à sede da Justiça Federal para colocar a tornozeleira eletrônica.
O advogado de defesa de José Dirceu, Roberto Podval, considerou um erro a apresentação da terceira denúncia contra o ex ministro pela força tarefa da Operação Lava Jato. “Eles (procuradores) têm poder e precisam ter esse equilíbrio, consideramos um exagero”, disse.
Dirceu estava preso desde 3 de agosto de 2015 em regime preventivo. Nesse intervalo, ele foi condenado em duas ações penais da Lava Jato. Na última terça-feira (2), por três votos a dois, os ministros da Segunda Turma da Corte máxima acolheram pedido de habeas corpus do petista.
Quadro histórico de seu partido, do qual foi fundador e presidente, Dirceu está solto, mas vai permanecer sob vigilância ininterrupta, com tornozeleira eletrônica, por ordem de Moro. O magistrado não decretou prisão domiciliar para o ex-ministro porque isso implicaria em abatimento da pena imposta ao petista (AE).