79 views 2 mins

Janot é um dos ‘cem pensadores globais’ da revista Foreign Policy

em Manchete
terça-feira, 01 de dezembro de 2015

Fellipe Sampaio/SCO-STF

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

São Paulo – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi incluído na categoria “desafiadores” da lista dos “cem pensadores globais” divulgada anualmente pela revista americana Foreign Policy, publicação bimestral especialista em política, finanças e economia internacional. A revista afirma que Janot “tirou os esqueletos no armário do Brasil” e atribui o nome do procurador na lista às investigações da Lava Jato que revelaram um esquema bilionário de propinas na Petrobras.
Para a publicação, o procurador-geral “tem ido sem medo atrás de pessoas que estão no círculo interno da presidente da República” “No total, o gabinete de Janot indiciou 117 pessoas e fez a Petrobras perder sua presidente e outros cinco altos executivos. Esse é possivelmente só o começo. Em março o Supremo aprovou o pedido de Janot para investigar 12 senadores, 22 deputados e um punhado de ex-políticos”, diz a revista.
Na mesma categoria de Janot também aparece a procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, responsável pelas investigações do escândalo de corrupção envolvendo cartolas da Fifa. O neurocientista Miguel Nicolelis, que desenvolve pesquisas na área de próteses neurais na universidade americana de Duke, é o único outro brasileiro que aparece na lista, na categoria “Inovadores”. As outras categorias são “Tomadores de decisão”, “Militantes”, “Artistas”, “Terapeutas”, “Zeladores [do ambiente]” e “Cronistas”. Entre outros nomes, foram lembrados também a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente russo Vladimir Putin e o papa Francisco (AE).