69 views 2 mins

Incêndio atingiu Catedral de Notre-Dame em Paris

em Manchete
segunda-feira, 15 de abril de 2019
Incendio 2 temproario

Incendio 2 temproario

Foto: Benoit Tessier/Reuters

 

Um incêndio atingiu, no início da tarde de ontem (15), a Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris. A fumaça podia ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa.
A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar o “terrível” acidente em curso e exaltar o trabalho dos bombeiros na tentativa de combater as chamas.
Andre Finot, porta-voz da Catedral Notre Dame, disse que a estrutura da igreja foi queimada completamente e “não deve sobrar nada”. A declaração foi dada após o subsecretário do Ministério do Interior da França, Laurent Nunez, afirmar que “não é certeza que a Catedral Notre Dame se salve” da tragédia.
Uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, a Notre-Dame, dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, foi construída entre 1160 1345, em estilo gótico. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.
O presidente Jair Bolsonaro lamentou o incêndio e usou sua conta pessoal no Twitter para expressar seu pesar pelo ocorrido, que classificou como “terrível”. “Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês”, escreveu (ABr).