67 views 46 secs

Importações de aço: Brasil busca compensações da UE

em Manchete
quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019
Brasil temporario

Brasil temporario

Os países da UE buscam proteger os produtores de aço europeu.

 Foto: Marcelo Sayão/EFE

O governo federal afirmou que continuará a busca de compensações da União Europeia (UE) depois que os países desse bloco aplicaram sobretaxas sobre as importações de aço. Em uma nota conjunta, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério de Economia assinalaram que o governo “continuará buscando junto à União Europeia as compensações adequadas para equilibrar os efeitos adversos das salvaguardas sobre a corrente de comércio”.
O anúncio do governo aconteceu depois de que a UE publicou na sexta-feira passada (1) a regulamentação da sobretaxa de 25% sobre as importações de aço que excedam os limites estabelecidos por categoria de produto. Com as novas taxas – que estarão vigentes até junho de 2021 -, os países da UE buscam proteger os produtores de aço europeu da entrada no mercado deste produto.
A UE tinha iniciado em março de 2018 uma avaliação sobre a imposição de salvaguardas, que foram aplicadas provisoriamente em junho do ano passado. Na nota de hoje, o governo brasileiro reiterou sua oposição à aplicação das novas taxas pelo bloco europeu (Ag.EFE).