75 views 51 secs

História da moda italiana é tema de exposição

em Manchete
quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Recontar a história da moda italiana é retornar ao berço de estilistas renomados que marcaram épocas. A mostra “Vestindo o Tempo – 70 Anos de Moda Italiana”, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, faz um registro da influência da Itália na formação da cultura de moda internacional. Na exposição, o visitante passará por sete décadas de história da moda italiana resumidas em 45 looks de 29 estilistas.

Os itens foram selecionadas de um acervo de seis mil peças, entre acessórios e vestuários, dos colecionadores Enrico Quinto e Paolo Tinarelli, e têm curadoria do historiador de moda João Braga. A primeira etapa diz respeito às décadas de 1950 e 1960, quando a indústria na Itália começou a se recuperar da crise pós-guerra sob influência francesa, com produções de Emilio Schuberth, as Sorelle Fontana, Roberto Capucci e Emilio Pucci.

Já a segunda etapa retrata os anos de 1970 e 1980, sendo possível conferir looks de Valentino, Fendi, Giorgio Armani, Franco Moschino e Gianni Versace. A terceira e última etapa da mostra conta com obras do final do século 20 até os dias atuais, mostrando a reinvenção de casas tradicionais, como Prada e Gucci, além de trajes da Dolce & Gabbana, Versace, Roberto Cavalli e Fausto Puglisi (Fonte: Luciana Ribeiro/ANSA).