65 views 3 mins

Hamilton Mourão: divulgação de áudios de autoridades é crime

em Manchete
quarta-feira, 26 de junho de 2019
Hamilton temporario

Hamilton temporario

Presidente da República em exercício, Hamilton Mourão.

Foto: Valter Campanato/ABr

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, classificou ontem (26) de crime a divulgação de conversas atribuídas a autoridades públicas pelo site de notícias The Intercept Brasil. “O conteúdo, se é verdadeiro, foi roubado dos celulares de autoridades públicas, isso é um crime”. Em entrevista à Rádio Gaúcha, prosseguiu: “Se existem indícios ou dados de que irregularidades foram cometidas, a forma correta de lidar com isso é juntar essa documentação e entregar ao MP de modo que se investigue e, a partir daí, se tome, as providências cabíveis”.
“O que estamos vendo é um ato criminoso sendo divulgado sequencialmente sem que a imensa maioria da população entenda se aquelas frases estão dentro de um contexto, se aqueles dados são realmente reais, quer dizer, não foram periciados”, completou. O presidente em exercício disse esperar que o relatório da reforma da Previdência seja votado na comissão especial que trata do assunto, na Câmara, na próxima semana e siga imediatamente para o plenário da Casa.
Mourão considera que a proposta inicial do governo atacava de frente um problema que não pode mais ser varrido para debaixo do tapete, “sob pena de a federação se tornar inviável, o Brasil ficar praticamente quebrado”. Observou que a discussão está travada em torno da inclusão ou não de estados e municípios. “É mais uma discussão política que técnica em torno da necessidade. O que vejo é que governadores e prefeitos gostariam que o Congresso carimbasse isso e os liberasse dessa decisão”.
Sobre a flexibilização da compra e posse de armas, Mourão disse que é um “tema polêmico”, mas “caro ao nosso governo”. “Fez parte da nossa campanha, faz parte do ideário do presidente Bolsonaro”, disse.
Também comentou a prisão, na Espanha, de um militar brasileiro da Aeronáutica que transportava droga em avião da FAB, afirmando que o militar agora deve ter punição “pesada’. E que é importante investigar as conexões que esse militar teria no exterior: “Uma atitude dessa natureza não brotou da cabeça dele. Com certeza existem conexões nisso ai” (ABr).