75 views 2 mins

Governo de SP reduz imposto sobre combustível de aviação

em Manchete
terça-feira, 05 de fevereiro de 2019
Governo temporario

Governo temporario

O combustível representa em torno
de 32% do custo operacional. Foto: Divulgação/Internet

O governador João Doria anunciou ontem (5) a redução da alíquota do ICMS que incide sobre o combustível de aviação em São Paulo. A alíquota, que hoje é de 25%, cairá para 12% e vai baratear o custo operacional das empresas aéreas. Em contrapartida, em até 180 dias, o setor vai criar 70 novos voos em 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o país.
O corte na alíquota que incide sobre o querosene de aviação é reivindicação antiga das companhias aéreas. O preço do combustível representa em torno de 32% do custo operacional total das empresas. Com a redução, a expectativa é incrementar o número de voos que partem dos terminais paulistas e aumentar o total de destinos regionais e nacionais.
A contrapartida exigida pelo Governo prevê, ainda, que seis dos 70 novos voos regulares atendam exclusivamente a destinos em território paulista. A medida vai ampliar a malha aérea local e o fluxo de passageiros em aeroportos de todas as regiões do Estado, e não apenas na capital. Os novos destinos, porém, só serão anunciados após novos estudos técnicos conjuntos entre Governo e companhias.
“Os passageiros receberão 490 novas frequên­cias semanais para 21 Estados e 38 destinos, além dos seis novos destinos dentro de São Paulo”, afirmou o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz. Acrescentou ainda que a estimativa é que 59 mil empregos sejam gerados nos próximos 18 meses a partir da desoneração, com previsão de R$ 1,4 bilhão em salários anualmente (AI/Turismo-SP).