68 views 2 mins

Garantida a manutenção de bolsas da Capes em 2019

em Manchete
segunda-feira, 06 de agosto de 2018
Garantida temporario

Garantida temporario

Ministro Rossieli Soares diz que “brigará” sempre por mais recursos na eduação.

Foto: José Cruz/ABr

O ministro da Educação, Rossieli Soares, reafirmou ontem (6) que as bolsas de estudos de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) serão mantidas em 2019. Disse que está discutindo com o Ministério do Planejamento a garantia dos recursos necessários não apenas para a autarquia, mas para ‘todas as áreas da educação’.
“Vou sempre brigar por mais recursos na educação”, disse o ministro, ao participar de debate no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. “As bolsas da Capes, até como dito pelo próprio presidente [Temer], estão mantidas. Não haverá nenhuma descontinuidade nesse sentido, e garantimos que teremos todas as bolsas continuadas”.
O orçamento do MEC para 2019 entrou em foco quando o presidente do Conselho Superior da Capes, Abílio Baeta Neves, enviou carta ao ministro Rossieli na qual dizia que tinha sido repassado à instituição um teto limitando o orçamento para 20190. E que o teto fixado poderia levar a suspensão das bolsas de 93 mil pesquisadores e de alunos de pós-graduação a partir de agosto do próximo ano. O Conselho da Capes também previu o corte do pagamento para mais 105 mil bolsistas que trabalham e pesquisam com educação básica.
“O que o Conselho da Capes apresentou foi um alerta de que, se acontecer, poderá trazer prejuízos. Não está estabelecido e não será estabelecido. O MEC garante que, para as bolsas da Capes, teremos todo o orçamento necessário para a continuidade”, afirmou o ministro (ABr).