70 views 2 mins

‘Foi uma honra’, diz Trump após encontro com Obama

em Manchete
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
AP Photo

AP Photo

Donald Trump e Barack Obama se reúnem na Casa Branca.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido ontem (10) pelo atual ocupante da Casa Branca, Barack Obama, para a primeira reunião de transição entre eles. O encontro ocorreu após as duras críticas feitas por um e outro durante a campanha eleitoral, quando o democrata afirmou que o republicano colocaria o mundo “em risco” caso fosse eleito.
Trump, por sua vez, insinuou que Obama não nasceu nos Estados Unidos, por isso não teria direito de ser presidente.
A reunião no Salão Oval da Casa Branca durou quase 1h30, e os dois conversaram sobre “assuntos organizacionais, política externa e política doméstica”, segundo as palavras do presidente. “Minha prioridade número um nos próximos dois meses é garantir uma transição que facilite para o presidente eleito”, disse Obama. Já Trump, em um tom institucional que não se vira até sua vitória, afirmou que foi uma “grande honra” ser recebido na Casa Branca. “Não vejo a hora de continuar a colaborar com Obama no futuro”, declarou.
Os dois fizeram breves pronunciamentos à imprensa após o encontro, mas não responderam a perguntas dos jornalistas. O processo de passagem de bastão entre o velho e o novo governo deve durar pouco mais de um mês, processo durante o qual o republicano formará seu gabinete e escolherá quem colocar nos postos-chave da administração. Entre os cotados estão o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani (Justiça), o governador de Nova Jersey, Chris Christie (Interior), e o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich (secretário de Estado).
Todos são aliados fiéis de Trump e representantes das alas mais conservadoras do Partido Republicano. O processo será concluído com a posse do novo Congresso e a votação do colégio eleitoral, em 6 de janeiro, que formalizará a escolha do magnata. Já a posse de Trump está marcada para o dia 20 do mesmo mês, encerrando os oito anos de Obama na Casa Branca (ANSA).