63 views 2 mins

Lula está “indignado com as coisas que estão acontecendo”

em Manchete
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
AFP

AFP

Lula comparou-se aos ex-presidentes Juscelino, Vargas e Goulart.

O ex-presidente Lula disse na tarde de ontem (15), em entrevista coletiva em São Paulo, estar “indignado com as coisas que estão acontecendo no país”. Lula concedeu a entrevista um dia após ter sido denunciado pelo MPF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro dentro da Operação Lava Jato. “[Esta coletiva] É de um cidadão indignado com as coisas que aconteceram e estão acontecendo neste país. Penso que, neste país, tem pouca gente com a vida mais pública, mais fiscalizada que a minha”, disse.
Ele iniciou o discurso elogiando os advogados de defesa e disse que a esposa, Marisa Letícia, não compareceu à coletiva porque os “filhos pediram para almoçar com ela”. Lula também elogiou o PT, partido do qual é um dos fundadores. “Tenho orgulho profundamente de ter criado o mais importante partido de esquerda da América Latina”. Para Lula, tentaram fazer com ele, em 2005, enquanto presidente da República, “o mesmo que fizeram com Dilma”, em referência ao processo de impeachment­.
“Inventaram uma mentira e tornaram essa mentira uma verdade aos olhos da opinião pública e fizeram com que deputados, em uma noite que nunca o Brasil esquecerá, recomendassem que a Dilma fosse passar pela admissibilidade do Senado. Eles conseguiram dar um golpe tranquilo e pacífico, sem militares nas ruas”, acrescentou. Lula comparou-se aos ex-presidentes Juscelino, Getúlio e João Goulart. “Juscelino foi vítima de mais inquéritos que eu. Não tenho a vocação de Getúlio para me dar o tiro, do Jango, para sair do Brasil. Portanto, se eles querem me tirar, vão ter que disputar comigo, na rua” (ABr).