77 views 2 mins

Faturamento de alimentação fora de casa registra queda

em Manchete
terça-feira, 09 de junho de 2015

Marcelo Camargo/ABr

A redução no faturamento reflete a busca do consumidor por refeições mais baratas.

O faturamento médio do setor de alimentação fora de casa caiu 8,39% no primeiro trimestre de 2015. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e são comparados ao quarto trimestre do ano passado. Considerarando a sazonalidade e a redução histórica de 6% para o período, a queda real chega a 2,39%. Os números foram apresentados na capital paulista, durante a Fispal.
Segundo Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel, a queda reflete a busca do consumidor por refeições mais baratas. “O setor encolhe, mas o encolhimento não alcança a quantidade de refeições nem a frequência. Ele ocorre na redução do gasto médio por pessoa”, explicou. Para ele, o movimento atinge, sobretudo, os restaurantes que oferecem refeições com valores superiores a R$ 30, que representam 12% do setor. Por outro lado, favorece os estabelecimentos que praticam preço inferiores a R$ 20, que representam 75%.
Solmucci destacou que, nos últimos anos, o setor de alimentação fora do lar manteve reajustes acima da inflação, mas que não há mais margem para aumentos excessivos. “Há quase uma década, os preços sobem acima da inflação. O aumento de preços chegou a ser quase o dobro da inflação acumulada no período. O consumidor deu um basta a isso”, explicou. E acrescentou que isso tem feito cair a rentabilidade dos empresários. Cerca de 35% dos 697 empresários pesquisados disseram que a rentabilidade ficou entre zero e 5%.
Atualmente, um terço dos brasileiros faz refeições fora de casa (ABr).