73 views 2 mins

Doria pede ao PSDB na Câmara que ajude governo Bolsonaro

em Manchete
quarta-feira, 07 de novembro de 2018
Doria temproario

Doria temproario

Governador eleito de São Paulo, João Doria.

Foto: Wilson Dias/ABr

Brasília – O governador eleito de São Paulo, João Doria, afirmou ontem (7), que “o PSDB, agora, vai ter lado e não ficará mais em cima do muro”. O recado de Doria foi dado em almoço com a bancada do PSDB na Câmara, em Brasília, quando ele pediu aos deputados que aprovem a reforma da Previdência, se possível ainda neste ano, e ajudem o presidente eleito, Jair Bolsonaro, a governar.
Na contramão de Geraldo Alckmin, que prega a oposição do PSDB a Bolsonaro, Doria disse aos tucanos que o partido precisa pensar no futuro e, mesmo sem fazer parte do governo Bolsonaro, auxiliar o ‘capitão’ no Congresso. Presidente do PSDB, Alckmin esteve em Brasília, mas não participou do almoço com Doria e a bancada. O movimento de Alckmin é para articular um polo de resistência à hegemonia de Doria sobre o partido. Ele conta com o apoio dos senadores Tasso Jereissati e José Serra, entre outros.
“Não vamos fazer oposição simplesmente por fazer, mas, na minha opinião, deveremos ficar independentes em relação ao governo Bolsonaro”, afirmou Tasso, cotado por partidos de oposição como pré-candidato à presidência do Senado, em fevereiro de 2019. O senador Aécio Neves, eleito deputado, e o governador reeleito de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, também estiveram no almoço com Doria.
O mandato do ex-governador de São Paulo vai até dezembro de 2019, mas a troca de comando no PSDB pode ser antecipada para maio. Nos bastidores, o nome mais cotado para o posto, hoje, é o do deputado Bruno Araújo (PE), ex-ministro das Cidades no governo de Michel Temer (AE).