83 views 2 mins

Dilma estima redução de até 20% no valor da contas de luz

em Manchete
terça-feira, 11 de agosto de 2015

Antonio Cruz/ABr

O ministro Nelson Barbosa, o vice-presidente Michel Temer, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, lançam o Programa de Investimento em Energia Elétrica.

A presidenta Dilma Rousseff disse que a melhora na situação hidrológica nos reservatórios brasileiros deverá resultar em uma redução entre 15% e 20% no valor adicional pago pela energia elétrica. Apesar da melhora do nível dos reservatórios, ainda não está prevista mudança da bandeira vermelha para a amarela, informou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, durante o lançamento do Programa de Investimento em Energia Elétrica (PIEE).
A redução dos valores será possível graças ao desligamento de 21 usinas termelétricas que produziam cerca de 2 mil MW médios de energia a um custo alto. “Tenho certeza de que agora estamos numa situação bem melhor, e esse encarecimento do fornecimento de luz começará a ser progressivamente revertido”, disse a presidenta, ao lembrar que algumas termelétricas começaram a ser desligadas. De acordo com a presidenta, tal cenário vai permitir a redução de até 20% do custo dentro da bandeira vermelha. “Mas isso é uma estimativa”, destacou.
O ministro Eduardo Braga informou que a Aneel vai abrir audiências públicas para definir de quanto será essa redução da bandeira vermelha. Ainda não é possível mudar da bandeira vermelha para a amarela porque o país passou por um intenso período seco. “Sem a recuperação dos nossos reservatórios, não teremos segurança entre o que temos de despacho de térmica para passar para a bandeira amarela. Só quando fizermos uma nova análise, no inicio do período úmido, poderemos migrar para abandeira amarela”, afirmou (ABr).