86 views 54 secs

Dilma cai seis posições e fica em 37º na Forbes

em Manchete
quarta-feira, 04 de novembro de 2015

EXAME.com

Presidente Dilma Rousseff.

São Paulo – A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, caiu seis posições e agora aparece em 37º lugar na lista das pessoas mais poderosas do mundo, elaborada pela revista norte-americana Forbes. O ranking é liderado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin; a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o papa Francisco; e o presidente da China, Xi Jinping.
A revista lembra que este ano foram realizados grandes protestos populares pedindo a saída de Dilma, poucos meses após sua reeleição, e que o governo enfrenta um grande escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras. “Como primeira presidente mulher do Brasil, ela foi eleita em 2010 e caminhava para acabar com a pobreza nessa que é a sétima maior economia do mundo. Mas as esperanças de seus apoiadores sumiram nos últimos meses, com sua taxa de aprovação caindo para 13%”, aponta a Forbes. A publicação lembra ainda que a economia brasileira deve encolher por dois anos seguidos.
O ranking das 74 pessoas mais poderosas do mundo considera quatro aspectos: número de pessoas sob influên­cia; recursos financeiros controlados; poder potencial, sob vários aspectos; e o uso de fato desse poder. Obama, por exemplo, caiu uma posição no ranking pois já está no fim de seu mandato e seu poder está diminuindo (AE).