74 views 2 mins

Dilma altera lei e declara Brizola ‘herói da pátria’

em Manchete
terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Reprodução

Leonel Brizola no “Livro dos Heróis da Pátria”.

Brasília – A presidente Dilma Rousseff alterou uma lei e incluiu o nome de Leonel Brizola no “Livro dos Heróis da Pátria”. A sanção da norma e a homenagem foram publicadas ontem (29), no Diário Oficial da União. Brizola é uma das referências políticas de Dilma. Antes de se filiar ao PT em 2001, a presidente fez parte do PDT, partido que foi fundado pelo político gaúcho.
Para nomear Brizola como “herói da pátria”, a presidente sancionou uma lei aprovada pelo Congresso que altera o tempo necessário para que uma personalidade receba a homenagem de 50 para dez anos após a morte. Brizola morreu em 2004, aos 82 anos. Já receberam a homenagem nomes como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Getúlio Vargas. O livro, com páginas de aço, fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Brizola teve uma atuação importante na luta contra a ditadura e no período de redemocratização. Em 1989, ficou em terceiro lugar na disputa para a Presidência da República, naquela que foi a primeira eleição direta depois do golpe militar de 1964. Além de ser governador do Rio Grande do Sul, sua terra natal, Brizola também esteve à frente do governo do Rio de Janeiro, onde fixou residência em meados da década de 60 (AE).