69 views 42 secs

Dia do Cerrado: o bioma tem 5% da biodiversidade do mundo

em Manchete
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Justica temporario

Foto: Andre Borges/Ag.Brasília

Pouco mais de 8% do Cerrado é legalmente protegido por unidades de conservação.

Ontem (11), foi comemorado o ‘Dia do Cerrado’, bioma que tem 5% da biodiversidade do planeta, mas que ainda é pouco preservado no Brasil.
O cerrado, além de ser o segundo maior bioma da América do Sul, ainda é riquíssimo em biodiversidade. Nele, já foram identificadas quase 12 mil espécies de plantas, além de outros milhares de tipos diferentes de peixes, anfíbios, répteis, aves, borboletas e outros animais.
No entanto, segundo o Ministério do Meio Ambiente, pouco mais de 8% do Cerrado é legalmente protegido por unidades de conservação. A maioria das unidades é de uso sustentável. O geógrafo e professor da UnB, Fernando Luiz Sobrinho, destaca que mesmo nas propriedades do cerrado de uso comercial é necessário que uma porcentagem da área seja preservada.
Das 12 mil espécies de plantas do cerrado, mais de 400 podem ser usadas na recuperação de solos degradados. Outras 200 têm uso medicinal. E as riquezas do bioma não param por aí. São tipicamente dele, frutos de sabor inusitado e nutrientes a perder de vista como o pequi, buriti, mangaba, cagaita, araticum e barú (ABr).