76 views 59 secs

Desassoreamento de 41,2 km do rio Tietê

em Manchete
quarta-feira, 01 de março de 2017
Diogo Moreira/A2img

Diogo Moreira/A2img

Alckmin percorre trecho do Rio Tietê, que será desassoreado.

O governador Geraldo Alckmin acompanhou ontem (1º), o início dos trabalhos de limpeza e de desassoreamento de 41,2 km do rio Tietê, no trecho compreendido entre a barragem da Penha e o lago da barragem Edgard de Souza. O governo está investindo R$ 55,9 milhões no novo contrato, que é coordenado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e beneficia os municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba.
“Vamos tirar 500 mil m³ de material assoreado”, comentou Alckmin. “Além disso, está incluí­da também a operação das duas barragens e a manutenção e limpeza dos jardins que ficam entre o rio Tietê e as marginais”, disse. A expectativa é concluir o trecho em 12 meses. “Vamos manter o Tietê limpo e mais profundo, com isso ajudando na macrodenagem da Região Metropolitana de São Paulo”, explicou.
O trabalho inclui também a manutenção e operação das barragens Móvel e da Penha, do conjunto de pôlderes localizados nas pontes do Limão, Vila Maria, Vila Guilherme e Aricanduva; dos taludes e bermas (plataforma localizada na base dos taludes) do rio Tietê no trecho das avenidas marginais entre a barragem da Penha e o Cebolão, com remoção de areia, lixo e vegetação que cresce nas bermas e reparo de trincas nos taludes de concreto (SCI).