78 views 54 secs

Crescimento potencial atualmente é de 2,5%

em Manchete
quinta-feira, 20 de abril de 2017
Fabio Rodrigues/ABr

Fabio Rodrigues/ABr

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Washington – O crescimento potencial do Brasil hoje é de 2,5%, mas com a aprovação de reformas estruturais como a da Previdência e trabalhista, o País pode ter ritmo maior de expansão do PIB, de forma sustentável, que pode ser superior à média de 3,3% ao ano registrada nas duas últimas décadas, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “O ritmo de alta do PIB no começo de 2018 será acima de 3%, em termos anualizados”, comentou.
Em apresentação no Atlantic Council em Washington, o ministro mostrou um slide no qual apontava que o potencial do PIB é de 2,5% em 2018 e 2019 e de 2,6% em 2020. “Nossa projeção para o PIB neste ano é de expansão de 0,5%”, apontou Meirelles, destacando que o nível de atividade neste começo de ano está sendo afetado pelo carregamento estatístico surgido de queda do PIB de 3,6% em 2016. “É um momento importante para o Brasil, que está saindo da maior recessão da história. Mas da crise também surgem oportunidades”.
Meirelles comentou que o Brasil está em pleno processo de reforma da Previdência. “Estamos confiantes sobre a atuação do Congresso a favor da reforma da Previdência”, comentou o ministro, ao destacar que agora no Brasil ocorre um processo positivo de debate sobre as questões envolvendo a reforma da Previdência (AE).