63 views 49 secs

Contabilizada mais de 100 mortes em protestos no Irã

em Manchete
terça-feira, 19 de novembro de 2019

Pelo menos 106 pessoas já morreram nas manifestações contra o aumento do preço da gasolina no Irã, segundo dados da ONG Anistia Internacional, que diz ter chegado a esse número por meio de “vídeos verificados, testemunhas oculares e informações coletadas por ativistas fora do Irã”. Houve uma série de “assassinatos ilegais por parte das forças de segurança”.

Os protestos começaram na última sexta-feira (15), após o governo ter anunciado o fim dos subsídios ao preço da gasolina e um racionamento de combustível. A medida aumentou o valor do litro de gasolina de 10 mil para 15 mil rials, o que equivale a US$ 0,13. As manifestações chegam no momento em que o governo já estava sob pressão por conta das dificuldades em impulsionar a economia iraniana, asfixiada pelas sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos.

Desde a ruptura do acordo nuclear por parte de Donald Trump, a moeda do Irã já se desvalorizou quase 300% frente ao dólar americano. A Guarda Revolucionária afirmou que está pronta a “reagir com força a qualquer ação que crie insegurança no país”, além de culpar “funcionários dos EUA” e a “ignóbil família do xá deposto Mohammad Reza Pahlavi” pela violência nos protestos (ANSA).