76 views 2 mins

Cinco novas estações e 6,5 km do monotrilho serão entregues em março

em Manchete
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Gov/SP

Gov/SP

A Linha 15 é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos.

O governador Geraldo Alckmin participou ontem (20), da primeira viagem de trem para vistoria no novo trecho da Linha 15-Prata do Metrô. Foram inspecionados 5,5 km de vias do monotrilho entre as estações Oratório e Vila União. De acordo com o cronograma de obras, cinco novas estações – São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – e mais 6,5 km de via elevada serão entregues à população em visita assistida neste mês de março. Já para o final de maio, está prevista a entrega das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus e mais 3,6 km de vias.
“O monotrilho está praticamente pronto. Estamos fazendo os testes finais da via e as estações estão em fase de acabamento. A gente já vê a mudança no entorno – novas lojas surgindo, novos investimentos imobiliários. Vai mudar toda essa região, com transporte de alta capacidade e qualidade”, disse o governador. A Linha 15, implantada em um projeto moderno e arrojado, é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo.
Quando pronto, o trecho de Oratório a São Mateus atenderá a 400 mil pessoas por dia. O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional. Suas estações são elevadas (15 metros do solo) e com arquitetura leve que se integra à paisagem do local. Os trens são operados de modo totalmente automático e trafegam sobre vigas de concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem (SP/Gov).