75 views 2 mins

Jornalista Sérgio Sá Leitão toma posse no Ministério da Cultura

em Manchete
terça-feira, 25 de julho de 2017
Antonio Cruz/ABr

Antonio Cruz/ABr

Temer cumprimenta o novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

O presidente Michel Temer deu posse ontem (25) ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em cerimônia no Palácio do Planalto. Ao assumir o cargo, Sá Leitão disse que a cultura tem caráter estratégico e deve ser um dos pilares do projeto de país que todos sonham construir. Lembrou que a cultura, além de contribuir para transformar a sociedade, gera emprego e renda. “A cultura está no cerne da economia criativa, gera empregos, aumenta renda, melhora a qualidade de vida e ressuscita os sonhos de uma nação cotidianamente.”
No comando do Ministério da Cultura, Sérgio Sá Leitão pretende desburocratizar e tornar mais eficiente as ações da pasta. Defendeu também a necessidade de combater a crescente pirataria de produtos culturais e pediu a ajuda dos parlamentares para aprovar a MP que prorroga a Lei do Audiovisual. No discurso de posse, Leitão lembrou ainda a crise econômica, dizendo que “as condições do país são adversas” e que o deficit público reduziu a capacidade de investimentos do Estado brasileiro, inclusive no MinC.
Temer elogiou a competência e o dinamismo de Sá Leitão e sua experiência em gestão pública na área cultural. “É alguém que conhece a fundo as manifestações culturais do nosso povo”, disse o presidente. Antes de ser nomeado pelo presidente para o comando do MinC, Sérgio estava no cargo de diretor da Ancine. Ele já passou pelo MinC de 2004 a 2006 quando foi chefe de gabinete na gestão do ministro Gilberto Gil. Na pasta, criou o Programa de Economia da Cultura e também desenvolveu pela primeira vez um mapeamento da economia da cultura (ABr).