68 views 2 mins

China suspende compra de produtos agrícolas dos Estados Unidos

em Manchete
terça-feira, 06 de agosto de 2019
China temporario

China temporario

A China não descarta impor tarifas adicionais aos produtos agrícolas importados dos Estados Unidos.

Foto: Tânia Rêgo/ABr

O Ministério do Comércio da China anunciou que empresas do país suspenderam a compra de produtos agrícolas dos Estados Unidos. A medida é uma resposta ao anúncio do presidente americano, Donald Trump, sobre novas taxas a importações chinesas. A China também não descarta a possibilidade de impor tarifas adicionais aos produtos agrícolas importados dos Estados Unidos.
No comunicado, Pequim afirmou que espera que os Estados Unidos cumpram sua promessa e criem as condições necessárias para a cooperação bilateral. A paralisação nas compras ocorreu alguns dias depois de Trump anunciar novas sobretaxas de 10% sobre outros 300 bilhões de dólares em produtos importados da China. Trump alegou que os dirigentes de Pequim não cumpriram promessas de aumentar o volume de compras de produtos agrícolas dos EUA.
As novas tarifas atingem as importações que haviam sido poupadas até agora e se unem às sobretaxas de 25% já impostas sobre 250 bilhões de dólares em produtos importados da China, país que exporta 500 bilhões de dólares em bens para os Estados Unidos anualmente. O Ministério do Comércio chinês afirmou que as novas tarifas americanas representam uma “séria violação” na guerra comercial travada entre as duas maiores economias do mundo (ABr).