85 views 2 mins

Damares Alves alerta: Brasil está enfrentando “epidemia de suicídio”

em Manchete Principal
terça-feira, 06 de agosto de 2019
Damares temporario

Damares temporario

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Foto: TV Brasil/ABr

A ministra da Mulher, Damares Alves, afirmou que o Brasil “está diante do caos da epidemia de suicídio”. Para ela, o país pode ficar impressionado quando tiver números atualizados sobre o problema. “É possível que a gente se assuste. Que a gente esteja entre os cinco primeiros no mundo em suicídio e automutilação”, afirmou. Damares ressaltou que há um fenômeno dessas ocorrências entre crianças.
“Nós temos registro de crianças de seis anos no Brasil que se suicidaram. A menina mais jovem que conversou comigo, que estava se automutilando e querendo se matar, tinha sete anos”, revelou. Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, no programa Impressões, que foi ao ar ontem (6), na TV Brasil, a ministra fez um apelo: “Essa geração está em profundo sofrimento. Nós vamos ter que entender, saber o que está causando esse sofrimento. Essa geração não sabe lidar com conflitos”.
Damares disse ainda que acredita que enfrentar esse tema é um desafio da humanidade e que o Brasil já amarga números absurdos. Lembrou que o país já é o oitavo no mundo, mas que o relatório é de um período em que havia subnotificação. Com a nova legislação será obrigatório informar suicídio, tentativa e o resultado de investigação criminal que comprove que a pessoa optou pela própria morte. A automutilação também terá de ser registrada.
“Vamos ter que fazer uma revisão de valores, ir para a escola, conversar com os pais, trazer todo mundo para esse debate. Temos que ter muito cuidado e delicadeza para falar. Obedecer protocolos. Nós precisamos começar a falar com os líderes religiosos que a oração é importante, a fé nesse processo é importante, mas a gente também está diante de uma questão de saúde mental”, alertou Damares (ABr).