85 views 45 secs

Brasil quer participar da Aliança do Pacífico

em Manchete
sexta-feira, 09 de outubro de 2015

Roberto Stuckert Filho/PR

Presidente Dilma Rousseff e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

São Paulo – Em visita de Estado à Colômbia para ampliar as relações comerciais com o país vizinho, a presidente Dilma Rousseff comunicou ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o interesse do Brasil em firmar parceria com o bloco comercial da Aliança do Pacífico. “Queremos estreitar relações”, disse, ao ressaltar que entre 2005 e 2014 o intercâmbio comercial entre Brasil e Colômbia avançou 165%, de US$ 1,5 bilhão para US$ 4,1 bilhões.
A presidente brasileira celebrou os acordos e memorandos de entendimento que devem destravar investimentos e permitir uma relação mais fluida entre os dois países e também entre empresas brasileiras e colombianas. “O acordo sobre o setor automotivo e o de complementação econômica 59 vai promover a indústria automobilística dos dois lados”, ressaltou.
Além disso, Dilma disse ter transmitido ao colega colombiano o interesse em avançar também em acordos para evitar a bitributação. Dilma ressaltou ainda que a cooperação bilateral deve gerar empregos em um momento de dificuldades para todos os países, especialmente os do continente sul-americano, que têm sofrido com o fim do superciclo de commodities (AE).