69 views 2 mins

Brasil indica ‘A Vida Invisível’ para disputar vaga no Oscar

em Manchete
terça-feira, 27 de agosto de 2019
Justica temporario

Foto: Divulgação

Com Fernanda Montenegro, longa conta a trajetória de duas irmãs.

O filme do diretor cearense Karim Aïnouz, “A Vida Invisível”, foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na disputa por uma vaga na premiação do Oscar 2020, na categoria “melhor filme internacional”. O longa, que conta a trajetória de duas irmãs cariocas na década de 1950 e ressalta os “sonhos soterrados pelo peso de uma sociedade machista”, desbancou a obra Bacurau, de Kleber Mendonça Filho.
A decisão foi anunciada ontem (27), durante encontro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. De acordo com Anna Mulayert, diretora da comissão da Academia, a escolha foi extremamente acirrada, com 5 votos para “A Vida Invisível” contra 4 para o “Bacurau”. “Tomamos a decisão pensando nas chances do filme na campanha americana. É um dos maiores diretores do cinema brasileiro e tem influência no cinema americano, tem a Fernanda Montenegro, que já concorreu ao Oscar, e é um belíssimo filme”, explicou Mulayert.
O filme indicado é baseado no romance de Martha Batalha, “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” e traz em seu elenco as atrizes Fernanda Montenegro e Carol Duarte dividindo o papel da protagonista, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos e Flavia Gusmão. A expectativa é de que o lançamento ocorra no próximo dia 19 de setembro no nordeste, e em 31 de outubro no restante do Brasil (ANSA).