72 views 2 mins

Brasil considera “inaceitável” morte de estudante na Nicarágua

em Manchete
sexta-feira, 27 de julho de 2018
Brasil temproario

Brasil temproario

A Nicarágua está imersa na crise mais sangrenta da sua história em tempos de paz.

Foto: Alfredo Zuniga/AP

O ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, afirmou na sexta-feira (27) que vê como “inaceitável” a morte de uma estudante brasileira em meio à repressão aos protestos contra o Governo na Nicarágua, e afirmou que insistirá no ‘esclarecimento’ do caso. “Vamos insistir porque nos parece uma coisa inaceitável”, disse em entrevista à imprensa em Johanesburgo, onde foi realizada a X Cúpula do bloco dos Brics.

O ministro indicou também que, até o momento, a resposta do Governo nicaraguense sobre os fatos é que ‘foi um guarda de segurança privada’.
“Chamamos o embaixador (brasileiro) na Nicarágua para que nos explique com mais detalhes, e também o embaixador da Nicarágua no Brasil para fazer um gesto diplomático do profundo inconformismo do Brasil com a violência local, que acabou com uma vítima brasileira”.

Nunes também mostrou apoio para que a OEA inicie negociações para pôr fim à violência “não só das forças policiais, mas também à violência talvez mais ultrajante que é a das forças paramilitares contra os movimentos que buscam a reforma política do país”. A Nicarágua está imersa na crise mais sangrenta da sua história em tempos de paz, e a mais forte desde a década de 80, também com Ortega como presidente.
A vítima brasileira era uma estudante de medicina, Rayneia Gabrielle Lima, que morreu na segunda-feira, no sul de Manágua, vítima de disparos (Agência EFE).