63 views 2 mins

Belo Monte deve ter linhão de transmissão em 12 de dezembro

em Manchete
quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Divulgação

Divulgação

A usina de Belo Monte não pode entregar todo o volume de energia por causa das limitações técnicas.

Brasília – A concessionária Belo Monte Transmissora de Energia, responsável pelas obras e operação do linhão de 2,1 mil km que vai distribuir a energia da hidrelétrica de Belo Monte, pediu autorização à Aneel para que a linha de transmissão entre em operação no dia 12 de dezembro. O prazo antecipa em dois meses o cronograma original de operação da linha.
O pedido ainda vai passar pela diretoria colegiada da agência, mas trata-se apenas de uma formalidade, já que a Aneel e toda a cúpula do setor elétrico do governo monitoram há meses no empreendimento, justamente com o propósito de antecipar sua operação. O acionamento da linha, no entanto, depende da autorização do Ibama.
A antecipação da linha tem o objetivo de reduzir os impactos provocados pela suspensão da implantação dos contratos da Abengoa, empresa espanhola que entrou em processo de recuperação judicial e não executou as obras que deveria. Desde o início deste mês, a usina de Belo Monte, em construção no Pará, está tecnicamente impedida de entregar todo o volume de energia que suas turbinas já são capazes de produzir, por causa das limitações técnicas das linhas de transmissão locais (AE).