73 views 2 mins

Recursos para a ciência podem ser insuficientes em 2018

em Manchete
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Lislaine dos Anjos/G1

Lislaine dos Anjos/G1

Ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, manifestou preocupação com a falta de recursos para o desenvolvimento da ciência. Kassab participou ontem (30) do IV Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, na capital paulista. “Temos uma preocupação em relação ao final do ano, com os recursos que podem não ser suficientes para que a gente possa atingir os objetivos definidos. E uma preocupação ainda maior em relação a 2018, que está muito aquém do necessário para que a gente possa continuar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos”, disse.
De acordo com Kassab, todas as linhas de pesquisas financiadas com recursos federais poderão ser descontinuadas. “Seria uma grande perda para o Brasil, ou porque perderíamos pesquisas importantes ou quadro [pesquisadores], que ao perderem aqui a condição de desenvolverem as suas atividades, passariam a se deslocar para o exterior”, alertou. Para o ele, uma das saídas para a falta de recursos são as parcerias.
“O setor privado, cada vez mais, investe mais na ciência, tecnologia, inovação. Não apenas na Marinha, mas todos os setores vinculados ao desenvolvimento brasileiro. Porém, há certo tipo de investimento que demanda apenas recursos públicos, o capital privado não se interesse com alguns estudos necessários para o desenvolvimento do país. Aí entra a importância da mobilização da sociedade”.
Leal Ferreira, almirante de esquadra, destacou a importância de parcerias também com a academia. “Há mais de 60 anos que a Marinha trabalha com a academia. O convênio que nós tivemos com a USP permitiu a crianção do curso de engenharia naval em São Paulo, que existe até hoje, e vários outros convênios com outras universidades”, lembrou (ABr).