67 views 2 mins

BC: redução da Selic deve ser feita de forma responsável

em Manchete
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Jorge William/O Globo

Jorge William/O Globo

Presidente do BC, Ilan Goldfajn.

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse ontem (12) que a redução da taxa básica de juros, a Selic, deve ser feita de forma responsável.
“Todos nós queremos juros mais baixos. Esse também é o desejo do Banco Central. A questão é como chegar lá. Para isso, é importante que a redução dos juros seja feita de forma responsável, caso contrário, a trajetória terá que ser revertida lá na frente”, disse em discurso durante o almoço anual da Febraban, em São Paulo.
Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica de juros. Nas suas duas últimas decisões, o Copom cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. Goldfajn disse que o Copom se reúne de forma frequente para avaliar o desempenho corrente e prospectivo da economia e pode sempre adequar as condições da política monetária.
“Mas essa avaliação não pode ser confundida com o debate sobre os juros estruturais da economia. Eles dependem de diversas variáveis, tais como fatores reais: produtividade, grau de incerteza, garantias, respeito a contratos etc”, disse. E acrescentou que mudanças nos juros estruturais também dependem de reformas fiscais “que coloquem em ordem as contas públicas e de medidas microeconômicas que melhorem o ambiente de negócios”.
“Por isso temos insistido na necessidade das reformas. São elas que farão cair os juros estruturais”, destacou. Os juros estruturais estão relacionados à estrutura e riscos da economia do país. O presidente do BC também disse aos banqueiros que a política monetária não substitui as políticas do governo, mas complementa. “A redução das incertezas de todas as naturezas, inclusive aquelas provenientes de eventos não econômicos [como a crise política], também é fundamental para a volta do crescimento” (ABr).