79 views 2 mins

BC: convergência da inflação para a meta é compatível com queda da Selic

em Manchete
terça-feira, 25 de outubro de 2016
BC temporario

BC temporario

Meta do Copom é atingir a meta de inflação de 4,5% em 2017 e 2018.

O ritmo de redução da Selic, será calibrado, levando em conta o objetivo de atingir a meta de inflação de 4,5% em 2017 e 2018. A informação consta da ata da última reunião do Copom, divulgada ontem (25), em Brasília. No documento, o BC reafirmou o seu objetivo de conduzir a política monetária para atingir a meta nos próximos dois anos.
Para o Copom, não há incompatibilidade entre redução da Selic e meta de inflação. “O Comitê entende que a convergência da inflação para a meta em 2017 e 2018 é compatível com uma flexibilização moderada e gradual das condições monetárias. O Comitê avaliará o ritmo e a magnitude da flexibilização monetária ao longo do tempo, de modo a garantir a convergência da inflação para a meta de 4,5%”.
Outro fator citado são os “ajustes necessários na economia”. É preciso que o ritmo de aprovação e a implementação da reforma fiscal contribuam para uma dinâmica inflacionária compatível com a convergência da inflação para a meta. O Copom avalia que houve avanço nos esforços de aprovação e implementação nos ajustes na economia, notadamente as reformas fiscais.
Para a diretoria do BC, esses esforços são fundamentais para a estabilização e o desenvolvimento da economia brasileira. “O comitê deve acompanhar atentamente esses esforços, uma vez que há reflexos importantes no processo de desinflação. Há consenso no comitê de que a velocidade no processo de apreciação das propostas de ajustes tem excedido as expectativas”, disse.
Na ata, o comitê diz que as suas projeções e as do mercado recuaram e estão em torno de 7%. As projeções para os preços administrados por contrato ou monitorados foram mantidas em 6,2% em 2016, 5,8% no próximo ano e 5,1% em 2018 (ABr).