78 views 49 secs

Auxiliares de Teori retomam homologações

em Manchete
terça-feira, 24 de janeiro de 2017
José Cruz/ABr

José Cruz/ABr

Presidente do STF, Cármen Lúcia.

A presidente do STF, Cármen Lúcia, autorizou os juízes auxiliares do ministro Teori Zavascki a retomarem os procedimentos formais para que as delações de executivos da empreiteira Odebrecht sejam homologadas, no âmbito da Operação Lava Jato.
Teori já havia autorizado que seus juízes auxiliares começassem, esta semana, a ouvir os delatores para saber se eles prestaram de livre e espontânea vontade as informações que constam nos mais de 800 depoimentos colhidos pelo Ministério Público Federal (MPF). Esta é uma etapa formal do processo. A ministra Cármen Lúcia conversou com os juízes auxiliares do ministro. Devido ao sigilo dos processos, não é possível saber se a autorização para que os depoimentos sejam retomados diz respeito a uma delação específica ou a todas.
Há uma grande expectativa da sociedade e, principalmente, da classe política em relação às delações de executivos da Odebrecht, pois segundo informações vazadas, dezenas de políticos em exercício são citados como envolvidos no megaesquema de corrupção da Petrobras. O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, celebrou a decisão de Cármen Lúcia, afirmando que “representa uma vitória para a sociedade brasileira” (ABr).