80 views 2 mins

Agricultura reforça prioridade na ampliação de mercados externos

em Manchete
segunda-feira, 27 de julho de 2015

Antônio Cruz/ABr

Ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

O Ministério da Agricultura fez um balanço sobre as recentes ações da pasta e apresentou as prioridades para o setor nos próximos meses. Segundo a ministra Kátia Abreu, os principais avanços estão relacionados às ações de desburocratização de processos, à redução de despesas e a questões sanitárias e busca de novos mercados.
“Nossas prioridades atuais são pautar e estabelecer processos de gestão eficiente e transparente de automação, implementar uma Lei Plurianual Agrícola e fortalecer a pesquisa no Brasil, por meio da Embrapa, de forma a avançar mais no sentido de promover uma aliança nacional para inovação tecnológica agropecuária”, disse Kátia Abreu. A ministra informou que estão em curso negociações com 22 mercados prioritários que “representam potencial de US$ 82 bilhões apenas com nossos produtos agropecuários competitivos”. Há também a expectativa de avanço nos acordos sanitários e fitossanitários com a União Europeia.
Com os mercados abertos no primeiro semestre para produtos lácteos e carnes (EUA, Peru, Argentina, África do Sul e China), a expectativa é um incremento de 8,4% nas exportações pelos próximos quatro anos.
Outro ponto abordado foi o fato de, em três meses, 4.230 processos terem sido desburocratizados. “Todos documentos de protocolo eletrônicos foram 100% informatizados, inclusive os referentes a importações e exportações”. Enquanto esses gastos diminuem, a pasta prevê um aumento de 20% nos recursos destinados ao Plano de Agricultura e Pecuária para o período 2015/2016. Esses investimentos deverão chegar a R$ 187,1 bilhões (ABr).