78 views 2 mins

Um terço do desmatamento de junho ocorreu em anos anteriores, diz Salles

em Manchete Principal
sexta-feira, 02 de agosto de 2019
Um terco tempsorario

Um terco tempsorario

Ministro alega distorções e anuncia novo modelo de monitoramento. Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, rebateu a informação de que houve aumento de 88% no desmatamento em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. O dado havia sido divulgado no início do mês pelo Inpe, a partir da análise de informações do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que indicou perda de 920,4 quilômetros quadrados na Amazônia Legal no período.
Salles exibiu imagens de satélite para demonstrar que pelo menos 31% do total do desmatamento apurado em junho ocorreram em anos anteriores, principalmente em 2017 e 2018, mas só foram computados depois. Para chegar a essa conclusão, segundo ele, foram analisadas imagens de 56% das áreas desflorestadas em junho indicadas pelo Deter.
“Essa questão do desmatamento, para nós, ela é apolítica. Não se trata de alocar os números de desmatamento neste governo ou em outros, mas simplesmente dizer que isso não aconteceu em junho de 2019 e que, portanto, o percentual do salto de 88% que foi alardeado está equivocado. Isso deveria ter sido computado ao longo do tempo no período em que foi acontecendo, e a fragilidade do sistema não permitiu”, afirmou.
Salles confirmou que há uma tendência de ampliação do desmatamento na região, que vem sendo percebida desde 2012. Ele anunciou que um novo modelo de monitoramento de desmatamento será adotado pelo governo. A ideia é contratar novos serviços de imagens de satélites, com alta resolução, para complementar o trabalho do Deter. Na prática, o governo deve manter a divulgação dos dados, mas qualificando melhor a análise dos comparativos mensais, a partir de imagens mais precisas (ABr).