81 views 4 mins

Tragédia em Suzano provoca consternação; autoridades se manifestam

em Manchete Principal
quarta-feira, 13 de março de 2019
Tragedia temproario

Tragedia temproario

“A tragédia de Suzano mostra que é hora de o Brasil unir forças e competências para compreender o que houve e impedir a repetição de massacres como este”. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Guilherme Taucci Monteiro, 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, 25, autores do massacre, eram ex-alunos da Escola Estadual Raul Brasil. em Suzano. Os dois cometeram suicídio após invadirem e abrirem fogo contra estudantes. Há 10 mortos confirmados no ataque. O crime começou em uma lava-rápido que fica próximo e que pertence a um tio de Guilherme. O homem foi alvejado dentro de seu escritório e, em seguida, os adolescentes saíram do lava-rápido e invadiram a escola.
Após visitar a Escola Estadual Raul Brasil, o governador de São Paulo, João Doria, disse que estava sob forte impacto. “Estou muito impactado”, afirmou o governador. “A cena mais triste que assisti em toda a minha vida”, disse. “Estou consternado, chocado”, complementou, informando prestar solidariedade às famílias das vítimas.
O Ministério da Justiça colocou-se à disposição do governo do estado para colaborar no caso da tragédia em Suzano, a 57 km de São Paulo.
“Os fatos ainda estão sendo apurados pelas autoridades competentes e o Ministério se coloca à disposição do governo do estado de São Paulo”.
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, disse ter prestado solidaridade às famílias das vítimas, via Twitter. “É com perplexidade que recebi, a notícia do tiroteio no colégio estadual Raul Brasil, em Suzano. Eu me solidarizo às famílias das vítimas e espero que as reais causas dessa tragédia sejam descobertas”. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, usou também as redes sociais para dizer que o momento é de união. “A tragédia de Suzano mostra que é hora de o Brasil unir forças e competências para compreender o que houve e impedir a repetição de massacres como este”.
O ministro da Educação, Ricardo Vélez, repudiou o massacre. Em mensagem no Twitter, o ministro se solidarizou com as famílias das vítimas e disse que acompanhará os desdobramentos da tragédia.
“Recebo com tristeza a notícia de que crianças e funcionários foram brutalmente assassinados na escola Prof. Raul Brasil, em Suzano. Meus sentimentos às famílias. Expresso meu repúdio a essa manifestação de violência. Acompanharei de perto a apuração dos fatos”, disse o ministro na rede social.
A Presidência da República divulgou uma nota afirmando que, “mais uma vez”, o Brasil “é abalado por uma grande tragédia” e manifesta seu profundo pesar com os fatos ocorridos na cidade de Suzano, apresentando suas “condolências e sinceros sentimentos às famílias das vítimas de tão desumana ação. Ao Estado de São Paulo, colocamos nosso total apoio para auxiliar na apuração dos fatos”, diz o comunicado. O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que essa é uma situação “muito triste”. “Essas coisas não aconteciam no Brasil, aconteciam em outros países”, disse, ressaltando que um dos motivos desse tipo de crime pode ser o fato de os jovens passarem o dia “mergulhados” no videogame (ABr/ANSA).