96 views 5 mins

Só gestores habilidosos são capazes de conduzir a equipe de maneira eficiente

em Manchete Principal
quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Ter liderança certa é fundamental para toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte. Afinal, só gestores habilidosos são capazes de conduzir a equipe de maneira eficiente para solucionar problemas, produzir mais e melhor, criar estratégias para identificar as oportunidades de crescimento.

A tão falada escassez de talentos ainda existe, e, mesmo na crise, retê-los no novo “normal” também exigirá das empresas investimento para criar um ambiente fértil para gerar líderes autênticos, segundo Janaína Rost, head da TackTMI, consultoria especializada em treinamentos corporativos da multinacional de recursos humanos, Gi Group.

Um líder autêntico é aquele que conquista a confiança e empatia da sua equipe naturalmente, por sua habilidade de interagir com os funcionários de maneira honesta, para buscar soluções, dividir e conduzir as tarefas. Simplificar ações e processos e otimizar o tempo e as reuniões. Tem capacidade para inspirar e motivar o time para atingir sucesso nos negócios.

“Esse dom pode ser desenvolvido em diferentes perfis de pessoa e fazer diferença significativa nos resultados da empresa, porém as empresas precisam adotar práticas que estimulem a criatividade e crescimento profissional, a partir do indivíduo”, afirma a executiva.

Como despertar líderes – A geração de líderes requer mais do que oferecer jornadas flexíveis de trabalho, ambiente lúdico, folgas em datas especiais e outros benefícios. Exige uma série de medidas, para que os potenciais líderes sejam desafiados e estimulados.

Muitas vezes é preciso investir em treinamentos e consultoria para criar condições internas favoráveis para mentes brilhantes. Mas segundo Janaína, as empresa podem dar os primeiros passos para preparar futuros líderes adotando os seguintes princípios:

  • Tenha um propósito claro – Explore a capacidade de gerenciar, força, valores e paixões dos talentos com potencial de liderança, mas sempre com objetivos bem definidos.

Assim, antes de delegar a missão a um colaborador questione qual o propósito da liderança, o motivo da escolha desse profissional e se ele tem todas as habilidades e perfil necessários para conduzir bem os trabalhos.

  • Promova autoconhecimento – Conhecer o verdadeiro “Eu” é essencial para um líder autêntico. Pois, ele precisa saber quais são e como usar seus pontos fortes a seu favor, como trabalhar as suas limitações, como lidar com as emoções e o que o move diante dos desafios do trabalho.

E você pode desenvolver o autoconhecimento nas pessoas por meio de ações simples, como encorajar o feedback, promover exercícios de avaliação 360 graus, onde todos tenham a oportunidade de avaliar seus pares, gestores e subordinados de forma clara e esclarecedora.

  • Liderança com virtudes – Um líder deve inspirar e engajar o seu time. Para isso, é preciso construir uma imagem de confiança com atitudes éticas e transparentes.
Janaína Rost, head da TackTMI e especialista em carreira e coach. Foto: Lilás Comunicação

Mostre claramente as virtudes de um autêntico líder com política e decisões sempre pautadas em honestidade, compaixão, justiça e coragem. Enfatize a importância de manter o foco, a disciplina e visão em todas as etapas do processo para se obter bons resultados.

  • Mostre paixão – Realize ações que estimulem as pessoas a se comunicar com os superiores para fazer perguntas, trocar experiências e compartilhar descobertas. Com isso, você poderá despertar interesse genuíno e estimular a atenção aos detalhes do indivíduo.
  • Escuta ativa – Oriente os funcionários e líderes atuais a evitar interrupções quando alguma ideia está sendo exposta. Estimule os a ficarem atentos e se envolverem com o ponto de vista dos outros. Escutar é ouvir o que se diz além das entrelinhas.

Saiba mais sobre a metodologia da liderança autêntica e os treinamentos disponíveis sobre o tema no site da TackTMI (http://br.tacktmiglobal.com).