Setor cresceu 16% neste ano, sobre o anterior, e mantém otimismo
Redação
O Brasil tem mais de 190 mil unidades franqueadas atualmente, sendo 52% geridas por mulheres. Em pesquisa realizada pela CommUnit e Hibou, apurou-se crescimento de 16% no negócio franquia neste ano, em relação a 2023. O tamanho do investimento é variável, mas as lojas entre R$ 100 mil e R$ 300 mil são a maioria (28%). O item etnia, que aparece pela primeira vez no levantamento, mostra que 79% dos franqueados são brancos e que os investimentos em mídias locais têm crescido.
Em evento realizado na sede da Totvs, ontem, em São Paulo, a CommUnit, em parceria com a Hibou, divulgou a “Segunda Pesquisa Nacional Perfil do Franqueado & Multifranqueado”. O levantamento foi realizado em novembro último, em todos os Estados da Federação, junto a 200 marcas e reuniu 550 respostas, com margem de erro declarada de 4,8%. A faixa etária média, do franqueado no Brasil, é de 36 a 45 anos. A propriedade é de 48% de homens e 52% de mulheres, no geral. Apenas quando o foco é multimarcas, os homens são 64%. Quando a pergunta é sobre donos de uma só unidade, as mulheres são 60%.
A primeira pesquisa não teve este item, mas nesta apareceu “etnia” e mostrou que 79% dos negócios estão nas mãos de pessoas brancas; 13%nas pardas; 6% nas amarelas e 2% nas pretas. Sobre funcionários, a média de contratação nacional é de 8,8 pessoas/unidade. Já em relação a rendimentos, 56% assinalaram possuir outras fontes, enquanto 44% trabalham exclusivamente com a franquia.
Sobre dicas e orientações, 70% vão beber na fonte da internet / redes sociais e destaca-se o crescimento do podcast (37%) como fonte de informação. Esta nova mídia já está acima do rádio (27%) e da tv aberta (23%). Considerando todo o universo de 193.151 unidades franqueadas, registre-se investimentos mensais de R$.100 milhões em mídias locais, destacou Dênis Santini, da CommUnit.
Para 2025, a CommUnit revela os desafios apontados pelos pesquisados: aumentar vendas e faturamento (72% dos respondentes); atrair novos clientes (59%); lidar com falta de mão de obra especializada (53%); melhorar a gestão (49%) e investir na capacitação das equipes atuais (63%). Apesar de dificuldades pontuais por que passam alguns setores da economia nacional, a “Segunda Pesquisa Nacional Perfil do Franqueado & Multifranqueado” apresenta o setor aquecido, otimista, mostrando que 53% dos pesquisados pretendem investir em novas unidades, desembolsando valores acima de R$ 300 mil.
Consumo
Mulheres versus Homens
Talita Rodas, Head de Marcas e Franquias da Cielo, também falou no evento. Segundo ela, 9% do PIB nacional passa pela Cielo e com os 16,1% de crescimento das franquias no país, voltamos ao consumo pré-pandemia. Sobre este consumo, diz que 40% do público que vai à franquia são de alta renda e que mulher e homem consomem produtos/serviços de forma diferente. A primeira busca mais saúde e beleza; moda; casa e construção, nesta ordem; já o homem compra mais comunicação/informática; serviços automotivos; hotelaria/turismo e gastronomia.