80 views 2 mins

Ministro diz que não precisa de nova lei ou noventena para aumentar combustíveis

em Manchete Principal
terça-feira, 25 de julho de 2017
Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse ontem (25) que o governo vai argumentar que não precisa de uma nova lei ou aguardar uma noventena para que o reajuste das alíquotas do PIS e da Cofins sobre a gasolina, o diesel e o etanol passe a vigorar após decisão da Justiça Federal-DF que suspende o aumento. De acordo com o ministro, o argumento jurídico que o governo apresentará para pedir a anulação da liminar é que a elevação da alíquota foi feita em regime de adesão opcional para as empresas.
“O que temos colocado é que o regime do PIS/Cofins é optativo. Portanto, as empresas que estão submetidas a esse regime, podem não optar por isso. Não há uma obrigatoriedade, mas ocorre que, mesmo com o aumento da tributação, o regime opcional é melhor que a regra legal”, disse Oliveira. A elevação dos tributos estava vigente desde o dia 20 de julho, foi suspensa por uma liminar do juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília e foi motivada por uma ação popular proposta por um advogado de São Paulo.
O juiz considerou que o decreto assinado pelo presidente Michel Temer é irregular por não obedecer a regra nonagesimal, ou seja, pelo fato de ela não prever uma espera de 90 dias entre a publicação e o aumento do tributo. A argumentação do governo deverá ser apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo Oliveira, apesar da argumentação, não é possível antecipar qual será a decisão do Judiciário. Questionado se o governo teria uma solução alternativa, caso a Justiça mantenha a suspensão, o ministro disse que o governo “trabalha com o que tem”, mas disse acreditar que a base jurídica do governo é consistente. “Há uma base jurídica muito forte para isso e temos a expectativa de que a Justiça tomará uma decisão rápida” (ABr).