Preço dos imóveis residenciais encerra 2016 com queda de 2,26%, diz Abecip

O resultado de dezembro sinaliza uma possível reversão da tendência de queda no mercado imobiliário.
  • Save

O preço médio dos imóveis residenciais no País caiu 2,26% em 2016, o que representa uma deterioração do mercado em comparação com 2015, quando houve baixa de 0,20%. Os dados fazem parte do Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), divulgado na sexta-feira (27), pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O levantamento é feito com base em laudos de avaliações fornecidos pelas instituições financeiras em nove capitais brasileiras.
Apesar da piora do mercado ao longo do ano, a pesquisa mostra que os preços subiram 0,08% em dezembro, a primeira alta desde 2015. Na avaliação da Abecip, o resultado de dezembro sinaliza uma possível reversão da tendência de queda no mercado imobiliário.
“Em linha com o que se espera para os fundamentos da economia brasileira, a partir deste início de 2017 esta reversão de tendência pode apontar para um estancamento da queda dos preços nominais dos imóveis, preparando uma eventual estabilização dos valores reais ao longo dos próximos meses”, afirma a Abecip em nota.
Em 2016, sete das nove capitais pesquisadas tiveram queda nominal no preço dos imóveis. As maiores retrações foram verificadas no Rio de Janeiro (-3,85%), em Belo Horizonte (-3,55%) e em Salvador (-2,87%). Na cidade de São Paulo, a baixa foi de 2,39%. Apenas Fortaleza e Goiânia tiveram altas, de 0,73% e 0,25%, respectivamente.
Já no mês de dezembro, quatro cidades tiveram queda nos preços e cinco mostraram altas. A maior baixa foi em Fortaleza (-0,46%), enquanto a maior alta ocorreu em São Paulo (0,09%) (AE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap