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Marketing do futuro: Inteligência Artificial pode ajudar a fazer “mais” com “menos”?

em Manchete Principal
quinta-feira, 14 de março de 2024

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, e o mundo empresarial não é exceção. No campo do marketing digital, a tecnologia se destaca como uma ferramenta poderosa para otimizar campanhas, aumentar o engajamento e gerar resultados.

Não à toa, um estudo recente da Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, revela que a IA está se consolidando como uma ferramenta indispensável para o setor. O estudo “Marketing Trends 2024” indica que 67% dos profissionais de marketing demonstram otimismo em relação às possibilidades com a tecnologia. A pesquisa também destaca o crescente uso da IA generativa pelas agências, que a aplicam na criação de conceitos visuais e na concepção de narrativas.

Para o especialista em marketing digital Hector Muniz, CMO da Agência Koko, precisamos nos desfazer de um mito que circula sobre o assunto de IA. “Você não está atrasado se não tiver integrado totalmente a IA generativa em sua estratégia de marketing ou conteúdo. Apesar de todo o alarde que está acontecendo, pouquíssimas empresas integraram qualquer um deles, muito menos descobriram”, afirma.

Muniz ainda completa: “As minhas impressões sobre a adoção precoce da IA pelas empresas é de que mesmo as maiores empresas do mundo, incluindo tecnologia, bancos, varejistas, etc., estão avançando com essa tecnologia, mas elas ainda não entraram nos processos de fato.

Um grande grupo farmacêutico, com quem estávamos conversando, nos disseram que tem conversado com todos na empresa e possuem mais de 100 casos de uso diferentes aos quais querem aplicar em seus processos de negócio’. Isso é realmente incrível e eles nem sabem por onde começar”.

Imagem: Vertigo3d_CANVA

Por isso você deve entender as possibilidades antes de poder se beneficiar delas. Pensando nisso, o especialista listou cinco vantagens que a IA pode trazer para os profissionais de social media. Confira:

  1. – Dados – Você provavelmente sabe como coletar dados de desempenho do Google Analytics e de outras ferramentas. No entanto, acessar insights espalhados por plataformas ou bloqueados em sistemas específicos de função pode ser complicado e demorado. Além disso, classificar um alto volume de informações geralmente leva a apenas algumas pepitas de significado acionável.

A capacidade da IA de agregar dados de várias fontes e extrair insights vitais muda o jogo. Ela sintetiza as informações em uma única fonte de verdade analítica e identifica rapidamente tendências de público e padrões de comportamento que até mesmo os profissionais de marketing mais experientes em análise podem ignorar.

Minha recomendação é que as ferramentas de IA sejam usadas com consultas para obter insights críticos de desempenho que são difíceis de discernir sem análise de especialistas. Digite perguntas como: Por que minhas taxas de abertura nesses e-mails específicos são mais altas? – ou Onde devo concentrar meus esforços de otimização com base no insight que você acabou de fornecer?

  1. – Assistente de pesquisa – Confiar nas pesquisas do Google para pesquisas sobre tópicos altamente complexos ou técnicos nem sempre funciona bem. Adicionar uma IA ao seu processo de pesquisa nos ajuda a compor perguntas mais granulares e direcionadas, promovendo mais confiança e autoridade por trás de pedidos de entrevista.

Como bônus, as ferramentas de pesquisa de IA forneceram fontes para as informações, acelerando seus esforços de verificação. Outro benefício ao incorporar a IA em suas práticas de pesquisa: ela aprimora sua capacidade de compreender terminologia médica altamente técnica e facilita a comunicação de informações críticas para o público consumidor.

  1. – Especialista em SEO – O que as ferramentas de IA podem não ter em originalidade, emocionalidade ou precisão irrepreensível, elas compensam com sua capacidade de ajustar, resumir e avaliar o potencial de pesquisa do conteúdo existente.

Essas habilidades tornam a tecnologia o especialista de SEO ideal para criadores de conteúdo, ajudando a identificar tendências de pesquisa e capitalizar oportunidades de ranqueamento. Isso não apenas pode economizar tempo precioso de sua equipe, mas também pode reduzir os gastos com ferramentas de SEO de terceiros.

Imagem: Blue_PLanet_Studio_CANVA

Mas para não se tornar muito dependente de ferramentas de IA para otimização de buscas, vale ressaltar que tanto o Google quanto as redes sociais adaptam seus algoritmos para frustrar aqueles que tentam burlar o sistema. Está ficando mais inteligente na captura de palavras comumente geradas por IA e desclassificação de conteúdo ou perfis.

  1. – Brainstorming – A capacidade da IA de gerar instantaneamente tópicos relevantes relacionados às suas palavras-chave a torna uma ótima ferramenta de geração de ideias. Solicite com seus conceitos e pontos-chave, e ele pode trazer à tona ângulos e abordagens negligenciados.

Não se esqueça: as ferramentas de IA são grandes modelos de aprendizagem com uma interface amigável. Quanto mais você os usa, melhor eles conseguem entender sua voz e pontos de vista únicos. Pense em falar algo como: “Aqui está meu produto final. Por favor, aprenda com isso e use na próxima vez que eu pedir ajuda para escrever algo no meu tom.”

  1. – Assistentes de IA para equipe – Como os membros da sua equipe de conteúdo, as ferramentas de IA terão um desempenho melhor quando você configurá-las para o sucesso.Os profissionais de marketing devem se responsabilizar pela qualidade e valor do conteúdo que a tecnologia os ajuda a produzir. Por exemplo, se você usa o ChatGPT, basta alimentá-lo com alguns artigos de um autor ou do seu site e pedir que ele aprenda a voz.

“Só porque a IA pode criar seu conteúdo não significa que essa seja a maneira mais impactante de usá-lo. Uma abordagem mais inteligente permite que a tecnologia lide com as tarefas técnicas nas quais se destaca e deixa a criatividade nas mãos dos humanos’, finaliza Muniz. – Fonte e mais informações: (https://agenciakoko.com.br).