91 views 3 mins

Dilma vai retomar crescimento “sem guinadas e mudanças bruscas”

em Manchete Principal
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Presidente Dilma Rousseff dá posse ao novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, em solenidade no Palácio do Planalto.

Brasília – A presidente Dilma Rousseff orientou ontem (21), os novos ministros da equipe econômica Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento) a atuar para retomar o crescimento do País sem “guinadas” bruscas. Em discurso de posse dos ministros no Palácio do Planalto, a presidente destacou que é preciso restabelecer o ambiente de confiança para atrair investimento no Brasil.
“Três orientações imediatas eu levo aos ministros da área econômica: trabalhar com metas realistas e factíveis para construir credibilidade; atuar para estabilizar e reduzir consistentemente a dívida pública; e fazer o que for preciso para retomar crescimento sem guinadas e sem mudanças bruscas, atuando dentro do ambiente, de estabilidade e de previsibilidade”, enumerou a presidente.
Em vários momentos do discurso, Dilma destacou que o governo tem se esforçado para manter o equilíbrio fiscal. Frisou que foi feito um “extraordinário” ajuste. “Não falta e não faltará o equilíbrio fiscal”, disse. Mas, lançando o mote para a nova gestão, destacou que a nova política econômica deve ter duas vertentes, o equilíbrio e o crescimento.
Em sua fala, Dilma defendeu a simplificação do sistema tributário para que as empresas não tenham medo de crescer. Ela disse que as reformas do PIS/Cofins e do ICMS podem destravar os investimentos e afirmou que o governo tem trabalhado constantemente nas concessões, aprimorando os marcos regulatórios. Destacou que duas atitudes são essenciais, a flexibilidade e a previsibilidade, a fim de construir um ambiente “amigável” para os investimentos. Ela citou ainda que houve avanços para a retomada do crescimento e do investimento privado.
Em linha com as declarações iniciais de Nelson Barbosa, Dilma afirmou ser preciso aprovar reformas como a da Previdência. E disse que continuará dialogando com o Congresso para aprovar as medidas necessárias. Ao final do discurso, Dilma disse que não faltará apoio aos novos ministros e frisou ter “plena confiança” no trabalho deles Disse também que um sucesso da equipe econômica será uma vitória do Brasil e do povo brasileiro.
A cerimônia da equipe econômica foi esvaziada dos principais atores políticos do PMDB. Os presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o vice-presidente, Michel Temer, em rota de colisão com Dilma, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, tido como aliado pelo Planalto, não compareceram. De destaque do Legislativo, apenas o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE) (AE).