337 views 10 mins

Dia Nacional da Inovação: conheça startups que são referênciaem soluções inovadoras no Brasil

em Manchete Principal
quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Get Commerce, CondoConta, Fire Limit e Bankme são exemplos de empresas de diferentes segmentos que promovem uma cultura de inovação contínua

Investidores explicam a importância de apoiar a inovação para o desenvolvimento do país

Comemorado em 19 de outubro, o Dia Nacional da Inovação foi criado para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras no Brasil. No entanto, a inovação brasileira ainda tem um longo caminho pela frente, visto que atualmente o país ocupa apenas o 54º lugar no Índice Global de Inovação (IGI), ranking que abrange 132 nações. Na visão de especialistas, mesmo com os inúmeros desafios do setor, as empresas nacionais são resilientes e conseguem adotar uma cultura de inovação contínua em suas operações.

“A inovação é um processo fundamental porque permite que as empresas se reinventem, melhorem seus produtos e serviços e se destaquem em seus mercados. Em um contexto social e econômico em constante mudança, como o do Brasil, a capacidade de inovar é um grande diferencial competitivo”, declara Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, grupo de investimento-anjo que identifica e investe em startups disruptivas.

Indo na contramão desse cenário desafiador, negócios que vão de arquitetura a crédito financeiro apostam em inovação e tecnologia, tornando-se referência no país. Abaixo, veja alguns deles:

E-commerce inteligente de ponta a ponta

Get Commerce – Daniel João (COO), Nathan Leidemer (CTO) e José Augusto Arnuti Aita (CEO).

A Get Commerce é uma plataforma de e-commerce e lojas virtuais que atende tanto lojas físicas e indústrias que desejam iniciar as vendas na internet quanto empreendedores que já começam o negócio no mundo digital. Fundada em 2018, a startup gaúcha foi eleita a melhor plataforma de e-commerce do país pelo Prêmio ABCOMM de Inovação Digital, em 2021, por criar uma operação única e integrada, com ferramentas que automatizam ações para o lojista e geram uma experiência positiva para cada visitante do e-commerce.

Com inteligência de ponta a ponta, o painel de controle da Get Commerce organiza e melhora os fluxos de trabalho onde as decisões precisam ser tomadas com base em grandes quantidades de dados. E para aumentar a venda de lojistas, a plataforma conta com recursos únicos que permitem a busca inteligente, recomendações automáticas de produtos, recuperação de carrinhos abandonados, entre outros. Segundo dados da empresa, o resultado é um aumento de até 30% no faturamento para quem usa a solução.

Devido ao impacto na realidade de inúmeros empreendedores beneficiados pelo sistema completo e acessível, a startup recebeu um investimento do BR Angels em 2022. Para o CEO do grupo, essa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

“O BR Angels enxerga que, ao incentivar startups inovadoras, estamos incentivando também o progresso tecnológico e econômico do país. Nós fazemos isso por meio dos aportes financeiros, mas principalmente pelo nosso conceito de Smart Money, em que os mais de 250 associados empregam seus conhecimentos em áreas como tecnologia, marketing, financeiro e outros para ajudar novos negócios com o caminho das pedras e com a abertura de portas com potenciais parceiros e clientes”, comenta Orlando Cintra.

Otimização da gestão condominial

CondoConta – CEO Rodrigo Della Rocca

Primeiro banco exclusivo para condomínios de todo o Brasil, a fintech CondoConta apostou na aproximação com o mercado que ficava na zona cinzenta dos bancos tradicionais, afinal, os condomínios têm CNPJ, mas não são empresas.

O principal produto da empresa, chamado Receita Garantida, auxilia na queda da inadimplência ao adiantar aos síndicos o valor referente às cotas condominiais, enquanto oferece aos condôminos melhores opções de pagamento.

Levando transparência, eficiência e segurança aos gestores condominiais, que impactam também os condôminos, entre outros serviços do CondoConta estão Conta Condominial, com a visualização dos gastos do condomínio em tempo real; garantia da receita, evitando inadimplência; e o financiamento para diversos fins, como obras, reformas e instalação de painéis solares.

A fintech acaba de captar R$ 30 milhões da Venture Capital EXT Capital. O aporte, segundo o CEO e cofundador do CondoConta, Rodrigo Della Rocca, irá acelerar o banco no seu braço de crédito condominial, ampliando sua capacidade de concessão de financiamentos para condomínios em todo o território nacional.

“Os grandes casos de inovação são aqueles que conseguem conciliar as novas tecnologias disponíveis e em desenvolvimento com novos modelos de negócios, em mercados estabelecidos ou mesmo criando novos mercados. É um processo fundamental para qualquer negócio que deseja se diferenciar em um cenário cada vez mais competitivo. O CondoConta, fintech que está liderando a digitalização bancária dos condomínios do Brasil, é um exemplo disso. Este investimento nos traz a convicção de que estamos no caminho certo de identificar e apoiar startups inovadoras no cenário local”, diz Gabriel Sidi, co-fundador da EXT Capital.

Inovação para proteger o meio ambiente

Já a Fire Limit inovou ao desenvolver uma tecnologia contra incêndios florestais 100% biodegradável, mais rápida e oito vezes mais eficaz que a água sozinha. A segurança e eficácia da solução é comprovada por um rigoroso processo de homologação, através de testes em laboratório e em situações reais de incêndios. Dessa forma, a startup atua na proteção de florestas, fazendas e empresas.

Com sua tecnologia inovadora, a companhia chamou atenção da Cyklo Agritech, uma aceleradora de projetos e startups voltada para a agricultura, pecuária e agronegócios, que busca colaborar para o desenvolvimento do segmento no Brasil. Desde 2022, a Fire Limit faz parte do portfólio de aceleradas da Cyklo.

“Adotar práticas de inovação e de sustentabilidade tornaram-se essenciais para as empresas do segmento agrícola. Desde a mitigação dos impactos ambientais até à garantia de cadeias de abastecimento éticas, a integração dos princípios ESG impulsiona mudanças transformadoras em todo o setor”, reforça Pompeo Scola, CEO da Cyklo Agritech.

Tornando o setor de crédito acessível

Bankme – Founders André Bravo (COO) e Thiago Eik& (CEO).

Fundada em 2020 e pioneira no segmento, a Bankme é uma fintech que cria e opera Mini Bancos, permitindo que qualquer pessoa empreenda com sua própria estrutura financeira. Dessa forma, os clientes são capazes de rentabilizar ao oferecer soluções de crédito, como empréstimos, financiamentos e antecipação de recebíveis, para suas redes de relacionamento.

Com base em Londrina, no Paraná, a fintech opera em todo o território nacional e possui atualmente setenta Mini Bancos sob gestão. Apenas no último ano, a quantia movimentada neles ultrapassou R$ 500 milhões. A estimativa até o final de 2023 é alcançar o marco de cem Mini Bancos em operação, além de um aumento de 100% no faturamento.

“A Bankme permite que qualquer pessoa funcione como um banco, oferecendo crédito com boas condições para seus clientes, parceiros e demais contatos. As instituições financeiras tradicionais possuem uma análise rigidamente baseada em números, mas com os Mini Bancos é possível considerar outros fatores e atender um público que teria dificuldade de conseguir recursos de outra forma. É por isso que essa solução democratiza o setor financeiro, utilizando de tecnologia e expertise de mercado”, conta o cofundador e CEO da Bankme, Thiago Eik.