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Dia das Mães: estratégias que podem ajudar a alavancar vendas

em Manchete Principal
segunda-feira, 22 de abril de 2024

O Dia das Mães, que será celebrado em 12 de maio, já se aproxima e os comerciantes de todo o país começam a se preparar para tentar garantir boas vendas.

Depois do Natal, essa é a data que mais movimenta o varejo e as expectativas, que sempre foram altas, estão ainda maiores, especialmente após os resultados alcançados em 2023, ano em que 81% dos brasileiros realizaram alguma comemoração na data festiva e 72% planejaram dar presentes.

Aliás, em 2023, o Dia das Mães movimentou cerca de R$ 28,2 bilhões no varejo físico brasileiro. No e-commerce, o volume de vendas teve crescimento de 15%, com aumento de 25% no ticket médio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 77% dos brasileiros pretendem presentear alguém no Dia das Mães de 2024 e 31% das pessoas sinalizaram que pretendem investir até R$ 200 no presente.

Além disso, 40% dos participantes da pesquisa mencionaram que vão deixar para pesquisar produtos e ofertas com duas semanas de antecedência ou menos. O levantamento ainda destaca que para a maioria dos brasileiros, e-mail marketing e redes sociais são os principais meios de interação com as lojas nas quais pretendem comprar e categorias como moda e acessórios (52%) e beleza e cosméticos (49% estão entre os principais interesses na hora de presentear.

Tudo isso mostra, que aqueles que desejam alcançar resultados ainda mais expressivos em 2024 precisam se dedicar ao planejamento e execução de ações especiais para a data desde já, de acordo com o especialista em marketing e gestão, Haroldo Matsumoto, que é diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar especializada na gestão de negócios.

Na visão do especialista, o primeiro passo a ser dado é recuperar informações a respeito do mesmo período de vendas, no ano passado, para que se tenha uma base para a definição da quantidade e do mix de produtos para este ano. Ele orienta, especialmente, para a questão do estoque, levando em conta o momento econômico dos consumidores. Além disso, Matsumoto recomenda a realização de ações e campanhas que convidem o cliente para as lojas físicas.

“A criatividade ajuda bastante nessa hora, seja com a realização de promoções especiais para a data, entrega de brindes para aqueles que fizerem compras a partir de determinado valor, formação de combos com produtos que sejam complementares e vale até formar parcerias com restaurantes ou floriculturas da região, que possam oferecer vouchers de descontos para os clientes que adquirirem um produto específico ou que fizerem suas compras dentro de uma faixa de valor”, destaca Matsumoto.

As ações de marketing digital nesta data comemorativa contemplando, por exemplo, sorteio de kits para as mães, podem ajudar a atrair novos seguidores e, também, fazer com que as pessoas possam consumir produtos e serviços após a ocasião.

A importância de ter uma comunicação adequada para a data, com identidade visual da loja composta para o período, equipe treinada para aproveitar oportunidades e realizar vendas sugestivas, ou seja, que aumentem o ticket médio ao oferecer produtos que se complementam e com opções de preços que caibam no bolso do consumidor, mas sem ser invasivo ou insistente.

Outro ponto destacado pelo especialista está ligado à uniformidade em todos os aspectos: do visual ao atendimento, a fim de atrair clientes para dentro da loja e conseguir efetivar vendas. Segundo Matsumoto, o marketing tem que mexer com os sentimentos dos clientes, sabendo quem é que vai entrar na loja, o que as pessoas buscam e o que elas sentem. Com o estoque completo e a equipe sabendo o que e como oferecer, fica mais fácil encantar, ajudar na decisão de compra.

No caso das lojas online, há alguns aspectos que não podem faltar em um planejamento especial para a data, segundo Felipe Rodrigues, que é CEO da Enviou – plataforma especializada na automação do marketing para e-commerce.

O especialista em marketing e e-commerce destaca que os gestores das lojas online precisam não só se certificar quanto à disponibilidade dos produtos em promoção, mas trabalhar com a equipe de logística para que haja atenção máxima na separação e entrega dos itens.

Rodrigues também recomenda que as equipes das lojas estejam atentas às oportunidades para atrair e conquistar novos clientes, que chegarão atraídos pelas promoções. É necessário garantir que esses clientes tenham experiências positivas e marcantes. Para isso, além de cuidar para que a loja online não saia do ar, também é extremamente importante ter um time de atendimento preparado para sanar dúvidas e auxiliar os clientes no momento de efetuar as compras.

Além disso, o especialista da Enviou recomenda a criação de comunicações inteligentes. “Recomendo, por exemplo, o uso combinado de ferramentas que fortaleçam o marketing e as estratégias de vendas”, explica. Segundo o executivo, uma boa plataforma de e-mail marketing e a entrega de conteúdos personalizados por esse canal podem ser excelentes para levar o cliente à loja online.

“Ao mesmo tempo, ferramentas que promovam a recuperação de carrinhos abandonados e que detectem o abandono de navegação podem ser decisivas na hora de converter uma venda que já estava praticamente perdida”, analisa Rodrigues.

Outra indicação é a ferramenta de gatilho personalizado, que permitem o envio de conteúdos totalmente customizados ao consumidor, para despertar o desejo por um determinado item. “Ao combinar essas ferramentas e estratégias, aumentam as chances de conquistar aquele cliente que já estava disposto a realizar uma compra, mas que se distraiu ou resolveu deixar para resolver aquilo depois”, finaliza o CEO da Enviou. – Fonte e mais inormações: (https://www.enviou.com.br).