Descubra qual super-herói pode salvar sua empresa

Chapolin Colorado, Homem Aranha, Batman. Esses, e outros personagens, fizeram parte da minha infância. Me lembro bem que, no mundo da ficção, sempre que alguém estava em perigo um super-herói surgia para salvar o planeta e tudo voltava ao normal. Nesse exato momento estamos atravessando um período de turbulência, enfrentando um inimigo invisível.

Wanessa Fonseca (*)

As consequências são empresas fechando, o aumento do desemprego, as pessoas desengajadas, um verdadeiro caos. A humanidade clama por socorro! Mas afinal, onde eles estão? Será que realmente não existem?

Quem nunca sonhou em ter uma identidade secreta e sair por aí salvando o planeta que atire a primeira pedra. Eu era a própria Mulher Maravilha e podia voar. Imagine se hoje você pudesse escolher ser um super-herói, quem você escolheria?

O curioso é que o personagem que nos identificamos é o que tem mais semelhanças com as nossas características comportamentais. Um dos estudos sobre essas características foi desenvolvido em 1920 pelo Dr. William Moulton Marston, na Universidade de Harvard, na década de 1920. Esses estudos, mais tarde, culminariam em uma das ferramentas mais conhecidas no mundo para a análise do perfil comportamental do indivíduo, o DISC.

Esse método identifica os quatro tipos do comportamento humano e seus diferentes níveis de intensidade e combinações. Para entender na prática como descobrir qual super-herói pode te ajudar a resolver seus problemas, sua vida pessoal, profissional ou, até mesmo, salvar sua empresa, vamos fazer uma analogia com um filme que já foi assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo: Os Vingadores.

  • Save
Imagem: Pixabay

Elegi 4 personagens para representar os diferentes tipos de perfil e te ajudar a entender melhor desse universo. Todos eles têm pontos fortes e fracos que, levando para o lado profissional, dependendo do momento da empresa, poderá fazer total diferença nos resultados. Veja qual é o perfil de super-herói que você mais se identifica:

Homem de Ferro – Perfil Alto D – Dominante, decidido, executor, toma frente da situação. É focado em resultado e tarefas. Ele decide pelo grupo, tem desejo de liderança, tem tomada de decisão rápida e faz as coisas acontecerem, trazendo mais celeridade ao time. Tem soluções inovadoras, seu ponto chave é o agora e seu lema é fazer rápido. Em contrapartida, deixa passar despercebido alguns detalhes e tem dificuldade de relacionamento. É autossuficiente e não gosta de delegar poder.

Thor – Perfil Alto I – Influente, interativo. Se interessa por outras pessoas e gosta de estabelecer conexão, de contar histórias. Tem facilidade de vínculo emocional, de expor ideias, sentimentos e pensamentos. Uma pessoa comunicativa, inspiradora, persuasiva, valoriza a criatividade e a intuição. É muito popular. Seu lema é fazer diferente. Em contrapartida, falta atenção no aqui e agora, pouca atenção aos detalhes, defende o novo pelo novo, com traços de impaciência e rebeldia.

Capitão América – Perfil Alto S – Estável, passivo, sensível, introvertido. Gosta da estabilidade e da previsibilidade, é mais colaborativo e evita confronto. Gosta de trazer harmonia e equilíbrio. Nos Vingadores, quando cada um quer ir para um lado quem aparece? O Capitão América para estabilizar e trazer diferentes perfis ao time, minimizando o risco. Seu lema é fazer junto. Por outro lado, por não gostar de entrar em conflito, pode ter dificuldade de falar e demora mais tempo para tomar decisão, perdendo o dinamismo do mercado. Coloca a felicidade acima dos resultados.

Hulk – Perfil Alto C – Cauteloso ou consciente, é passivo, introvertido, estrategista, minucioso, detalhista, preciso e perfeccionista. Este perfil é muito questionador e traz confiabilidade. Quer ter controle, gosta de fatos, dados e informações. Seu lema é fazer certo. Por isso, também é mais devagar para tomar decisões e tem dificuldade de se adaptar às mudanças.

Para ele é melhor perfeito do que feito. Esse perfil também é mais frio, ou seja, tem maior distanciamento emocional. Um típico exemplo da pessoa que você pensa que não foi com a sua “cara” e que, na verdade, só é “na dele”.

  • Save
Imagem: Pixabay

Provavelmente você conseguiu se identificar com algum. Talvez até tenha se sentido forte por alguns instantes. Mas aí vem a vida adulta e tudo que você sempre sonhou em se tornar vira bobagem. Coisa de criança! As empresas são frias, cheias de regras e processos, vivemos em constante pressão e nossos poderes desaparecem.

Se pararmos para analisar os superpoderes que cada personagem tem, são apenas os seus talentos desenvolvidos na potencialidade máxima e não tem nada de sobrenatural nisso. Quanto mais eles usam, mais forte e intenso se tornam. É preciso entender que talento é aquilo que fazemos de forma natural, que você aprende rápido, de forma apaixonada, com mais facilidade e destreza do que a maioria das outras pessoas, que desenvolvemos com alta habilidade.

Quanto mais autoconsciência e autenticidade o indivíduo tem, mais poderoso ele se torna e aprende a direcionar seus poderes para realizar mais. Os talentos naturais são inerentes ao ser humano. Os super-heróis não são obras de ficção. Eles foram inspirados em mim, em você, nos seus amigos, nos seus colaboradores. O mais interessante é que vivemos cercados de pessoas extraordinárias e elas ainda conseguem passar despercebidas.

As pessoas certas para salvar a sua vida, o seu negócio, o seu casamento, estão mais próximas do que você imagina. Talvez se olhar no espelho por alguns instantes vai descobrir aquilo que tem de melhor aí dentro e que você deixou de ser quando cresceu. Existe o melhor de todos os super-heróis? Existe, aquele que é mais autêntico e está no lugar certo. Na sua empresa, aprenda a usar o talento dos seus colaboradores.

Empresário que sabe colocar a pessoa certa no lugar certo consegue dobrar a performance e gastar menos energia, menos recursos, menos tempo e menos dinheiro. Como Einstein dizia: “Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade em subir em árvores, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que é um estúpido”.

Isso significa que se você tem alguém muito bom em comunicação, treine, especialize e ele será genial naquilo. Ao que quiser transformar essa mesma pessoa em alguém organizado e insistir para que ele desenvolva isso, provavelmente ele será mediano nos dois. Vamos colocar na prática. Se a sua empresa precisa de alguém para elevar resultado, então, o perfil alto D combinado com o alto I seria ideal para executar e ainda atrair seguidores.

Mas se a empresa está precisando unir seu time, procure pessoas com o alto I e o alto S para engajar e motivar a equipe levando colaboração e cooperação. Caso você trabalhe com produtos ou serviços muito técnicos e esteja apresentando falhas em processos complexos, o alto C é perfeito para organizar e exercer o serviço com exatidão, aumentando a precisão e a organização. Nenhum perfil é totalmente perfeito.

  • Save
Imagem: Pixabay

O Superman, apesar de ser o homem mais forte do mundo, se enfraquece com a kryptonita. Precisamos olhar para nossas limitações e identificar onde eles nos impedem de ir em frente e melhorar nossos resultados. E desenvolvê-los neste sentido, para que eles não atrapalhem, não para que eles se tornem pontos fortes. Dessa maneira, se tivermos clareza de quais são nossos pontos de vulnerabilidade entenderemos que todos têm suas kryptonitas e arqui-inimigos.

Dependendo da situação da sua empresa é preciso contratar super-heróis adequados para salvarem sua marca. Que a força esteja com você!

(*) – Fundadora da UP Results, que ajuda empresários a construirem resultados acima da média, é CEO da Innermetrix Goiás focada em Gestão
Inteligente de Pessoas, levando indivíduos, times e empresas
a alcançarem altas performances.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap