81 views 3 mins

‘Democracia só existe se Forças Armadas quiserem’, diz Bolsonaro. Para Mourão, houve má interpretação

em Manchete Principal
quinta-feira, 07 de março de 2019
Bolsonaro 2 temproario

Bolsonaro 2 temproario

Presidente Jair Bolsonaro na cerimônia do 211º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. Foto: Marcos Corrêa/PR

Em mais uma declaração polêmica, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (7), durante discurso para militares, que a democracia só existe se for uma vontade das Forças Armadas. A declaração foi dada em um breve discurso na cerimônia do 211º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, realizada na Fortaleza de São José da Ilha de Cobras, no Rio de Janeiro.
Bolsonaro ainda classificou sua vitória nas eleições de 2018 como uma missão e afirmou que irá governar junto com todos ‘aqueles que respeitam a família’. “A missão será cumprida ao lado das pessoas de bem do nosso Brasil, daqueles que amam a pátria, daqueles que respeitam a família, daqueles que querem aproximação com países que têm ideologia semelhante à nossa, daqueles que amam a democracia”, acrescentou.
Para o mandatário, democracia e liberdade só existem quando “a Força Armada assim o quer”. Além disso, Bolsonaro reafirmou que os militares serão respeitados na nova Reforma da Previdência e precisarão fazer sacrifícios. “O que eu quero aos senhores é sacrifício também. Entraremos sim, numa nova Previdência que atingirá os militares, mas não deixaremos de lado, não esqueceremos, as especificidades de cada força”, afirmou.
O projeto de lei específico para o regime das Forças Armadas deve ser enviado ainda este mês ao Congresso, para tramitar junto com a reforma do sistema previdenciário geral. O governo quer aumentar o tempo de contribuição dos militares de 30 para 35 anos, assim como aumentar a alíquota única dos militares de 7,5% para 10,5% (ANSA).

Mourão: Bolsonaro foi mal interpretado em fala sobre Forças Armadas

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse ontem (7) que foi mal interpretada a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre as Forças Armadas. “O presidente está sendo mal interpretado. O presidente falou que, onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem”, afirmou.
Segundo o vice-presidente, Bolsonaro quis fazer um paralelo entre a atuação das Forças Armadas no Brasil e na Venezuela, onde a maior parte dos militares apoia o regime de Nicolás Maduro. “É o que acontece na Venezuela. Lá, as Forças Armadas rasgaram isso aí. Foi isso que ele quis dizer”, completou.
O pronunciamento de Bolsonaro provocou reação no meio político e a resposta do seu vice. “Se as Forças Armadas não são comprometidas com democracia e liberdade, elas não subsistem. Está aí nosso vizinho, a Venezuela, para mostrar isso aí”, afirmou Mourão (ABr).