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Cinco casos de uso estratégico de inteligência artificial

em Manchete Principal
quinta-feira, 16 de março de 2023

Joaquim Campos (*)

A parceria entre humanos e Inteligência Artificial (IA) continua se fortalecendo. Mesmo esta tecnologia já existindo há várias décadas, hoje em dia existem cada vez mais empresas que utilizam a IA para transformar suas operações, tornando-se mais eficientes e produtivos.

Uma das chaves para que esse desenvolvimento continue evoluindo positivamente, é que as pessoas podem confiar nos resultados e recomendações preditivas, por meio de sistemas de IA acessíveis e transparentes. Neste contexto de rápida expansão, surgem questões importantes sobre os potenciais desta poderosa tecnologia.

As pessoas que desejam saber se a IA pode prejudicar suas possibilidades na busca por uma oportunidade de emprego ou um financiamento, se estão impulsionando a proliferação de conteúdo ilegal e desinformação, se podem agravar as desigualdades sistêmicas, entre outros pontos relevantes.

Focar em temas éticos tão críticos para o desenvolvimento de uma tecnologia não significa deter a inovação, mas sim que devemos saber de que como funciona esta tecnologia. A IA não pode servir para beneficiar apenas alguns. Na atualidade, apenas 41% das organizações no Brasil implementam ativamente a inteligência artificial em suas operações, de acordo com o IBM Global AI Adoption Index 2022.

O caso de uso mais conhecido é o dos assistentes virtuais, criados para dar suporte aos agentes humanos no atendimento ao cliente, para reduzir chamados e liberar tempo para que os profissionais se concentrem em tarefas de maior valor. Ao serem treinados para aplicações específicas dentro da empresa, os assistentes virtuais geram benefícios econômicos e melhoram a experiência dos clientes externos e internos.

De fato, a contribuição média para a satisfação dos agentes humanos atribuída a esta ferramenta é de 20% e dos clientes externos de 99%, segundo um estudo do IBM Institute for Business Value e Oxford Economics. Uma nova tendência que está ganhando força entre o uso assistentes virtuais é o uso de “personas digitais”.

Imagem: 4X-image_CANVA

Esses agentes hiper-realistas, autônomos e animados entendem a linguagem natural e interagem com as pessoas, enquanto executam gestos como sincronização labial, olhares, movimentos de músculos faciais, da cabeça e muito mais. Dessa forma, as interações parecem mais intuitivas e naturais, resultando em experiências significativamente positivas para os clientes.

No entanto, a IA pode ser usada em muitas outras áreas. Alguns casos de uso que já implementamos com clientes na América Latina são focados em:

• Segurança cibernética – à medida que os ataques cibernéticos crescem em volume e complexidade, a IA está ajudando os analistas de operações de segurança a ficarem à frente das ameaças.

Tecnologias como machine learning e processamento de linguagem natural facilitam a análise de milhões de fontes e fornecem insights para profissionais que podem diminuir o ruído dos alertas diários, avaliar recomendações e reduzir drasticamente os tempos de resposta. Além disso, a IA pode aumentar as habilidades dos analistas de segurança, permitindo que eles façam seus trabalhos com mais rapidez, precisão e eficiência.

• Redes 5G – para criar valor em torno do 5G, as empresas de telecomunicações estão pensando em fornecer infraestrutura para aplicações futuras e serviços de valor agregado próximos à geração de dados, o que otimiza a tomada de decisões em tempo real, fator crítico para a continuidade de serviços-chave como energia e alimentação, por exemplo.

Nesse caso, a IA é fundamental para extrair valor dos dados, desbloquear mais capital para o crescimento da rede, acelerar a inovação, melhorar a experiência do cliente e gerenciar as operações de tecnologia, garantindo a continuidade dos negócios.

• Sustentabilidade – à medida que as empresas priorizam cada vez mais as iniciativas de sustentabilidade para criar operações mais eficientes e resilientes diante das mudanças climáticas, elas estão aplicando IA para ir além da captura de dados e relatórios para transformá-los em insights, que usam para tomar decisões mais inteligentes.

A partir desta abordagem, a sustentabilidade – entendida como muito mais do que apenas reduzir as emissões – requer uma abordagem ampla, que inclua todas as operações, bem como gestão de ativos, infraestrutura, cadeia de suprimentos, clima, informações meteorológicas, relatórios ESG, entre outros.

• Automação Inteligente – esse tipo de implementação permite melhorias na forma como humanos e máquinas interagem, em termos de análise de dados, tomada de decisão e execução de tarefas. Segundo o IDC, 80% das organizações estimam ter até 1.000 aplicativos em seu portfólio, o que leva a uma gestão de tecnologia cada vez mais complexa.

Imagem: geralt_de_Pixabay_CANVA

A aplicação de IA em operações de TI é comumente conhecida como AIOps e permite que as equipes gerenciem proativamente ambientes de trabalho complexos, tornem-se mais eficientes e garantam a continuidade dos negócios.

Ao trabalhar com IA, há vários anos, a IBM compartilhou seus princípios de confiança e transparência para construir e fortalecer essa tecnologia. Primeiro, estabelecendo que o objetivo da IA é aumentar e não substituir a experiência, o julgamento e a tomada de decisão das pessoas.

Em segundo lugar, os dados e conhecimentos gerados pertencem ao seu criador, não ao seu parceiro de TI. E terceiro, novas tecnologias com tanto potencial quanto a IA precisam ser transparentes, acessíveis e livres de preconceitos prejudiciais e inapropriados.

A abordagem da IBM para inteligência artificial é centrada nas pessoas, adotando princípios éticos como o principal impulsionador de sua tecnologia de dados e IA regulamentada, ao mesmo tempo em que promove um ecossistema aberto e diversificado para garantir que beneficie todas as pessoas.

Nenhuma empresa ou organização deve esperar que uma nova lei ou regulamento entre em vigor para ter assertividade. As apostas para a sociedade são muito altas.

(*) – É Vice-presidente de Automação, Dados e IA da IBM América Latina