75 views 3 mins

Bolsonaro vai transferir Ceagesp para governo de São Paulo, afirma Doria

em Manchete Principal
terça-feira, 23 de abril de 2019
Em Brasilia temporario

Em Brasilia temporario

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, o governador João Doria, o secretário especial Antonio Imbassahy, e o secretário de Fazenda, Henrique Meirelles.  Foto: Valter Campanato/ABr

O Governador João Doria e o Presidente Jair Bolsonaro se reuniram em Brasília ontem (23) e definiram que a Ceagesp será transferida da União para o Governo de São Paulo e mudará de endereço até o final de 2020. “Até o final do ano que vem, ele estará em um novo endereço, em uma área seis vezes maior que a área que ele hoje ocupa. Com isso, vamos ter mais permissionários, uma condição melhor física e operacional. Este novo local será próximo a uma rodovia, o que permitirá uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e com as demais rodovias federais e estaduais”, disse Doria.
A Ceagesp será transferida do Ministério da Agricultura para a Secretaria Estadual de Agricultura e o novo espaço será viabilizado por meio de recursos privados. O futuro endereço não foi anunciado ainda para evitar especulação imobiliária. No atual local do Centro será implantado o CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), também em parceria com a iniciativa privada. “Será o Vale do Silício de São Paulo, com 650 mil metros quadrados de área dedicada à tecnologia”, explicou o Governador.
Durante a reunião, Doria também solicitou ao presidente que a pista para pousos e decolagens do Campo de Marte seja gradualmente desativada para a implantação do Museu Aeroespacial do Brasil, com o acervo da família Rolim, e do Colégio Militar de São Paulo. A mudança não irá prejudicar os pousos e decolagens de helicópteros, que poderão continuar utilizando normalmente o espaço, nem as instalações da Aeronáutica que já funcionam no local
O governador paulista reafirmou o apoio à privatização do Porto de Santos, e ressaltou que Jair Bolsonaro também é favorável à medida. O assunto será tratado no próximo semestre. Para Doria, a privatização vai permitir investimentos na modernização do porto, podendo deixá-lo, em poucos anos, com qualidade internacional compatível com os principais terminais portuários da Europa e da Ásia (AI/SEC/ABr).