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Whatsapp Pay deve acelerar vendas e troca de mensagens

em Mais
quarta-feira, 12 de maio de 2021

No final de março, o Banco Central aprovou o sistema de pagamento entre pessoas físicas pelo aplicativo Whatsapp. O serviço começa com um pequeno número de usuários e será ampliado aos poucos. O pagamento para comércios será permitido posteriormente. Segundo pesquisa da Facebook IQ, 61% dos brasileiros consideram o envio de mensagens a forma mais fácil de entrar em contato com uma marca e 59% dos consumidores estão mais propensos a comprar de organizações que oferecem atendimento via chat.

Os dados mostram que a interação entre consumidor e marca pelas redes sociais já é uma tendência. A função, que tinha sido negada no ano passado, vai poder fornecer um sistema de pagamento em suas conversas. Nesse sentido, ter agilidade, planejamento e compreender o comportamento do consumidor, são elementos necessários para que o varejo utilize a ferramenta com sucesso, diz o especialista em varejo e mentor do Gestão 4.0, Afonso Soares (*).

Ele explica que os pontos a serem priorizados no uso desse canal, devem seguir a lógica das questões referentes ao comportamento dos usuários. Conforme as tecnologias e a internet se desenvolveram, o acesso à informação, o consumo de mídias e a execução de determinadas tarefas ficaram a um clique de distância, tornando o consumidor imediatista e desacostumado a esperar.

Por isso, é preciso considerar que a velocidade no atendimento passou a ser um dos aspectos cruciais nas interações interpessoais entre consumidor e marca, o que está ligado diretamente à transformação digital. A praticidade e instantaneidade nas compras online já vinham chamando a atenção com a chegada do PIX e agora ganham força com o Whatsapp Pay.

“A transformação digital vai dominar as atividades do dia a dia, e com a maneira de se comprar e pagar alguma coisa não seria diferente. Com a segurança de um pagamento digital, a conveniência para o cliente aumenta e gera uma conexão ainda mais direta porque é ele que dará a ordem para que o banco em que é correntista realize o pagamento diretamente para o vendedor, facilitando essa relação de compra e venda”, diz Alfredo.

De acordo com uma pesquisa da Decode, 50% dos elogios na Web que envolvem pequenas e médias empresas referem-se à rapidez no atendimento. Já 41% das menções negativas são atribuídas a demora nas respostas. É preciso considerar que a ferramenta contempla pessoas e processos. O comportamento do cliente deve ser sempre analisado para uma estratégia apoiada na opinião de quem compra. Dúvidas e problemas na hora da transação devem ser tratados com o mesmo imediatismo característico da ferramenta.

Quem optar em utilizar o aplicativo deve atentar-se a rapidez, agilidade e qualidade nas relações, afinal, de acordo com o especialista em Varejo, existe uma forte tendência de crescimento na utilização do aplicativo: Olhando para um boom de vendas via WhatsApp causado pela pandemia, essa função tem o potencial de ampliar ainda mais essa tendência nos próximos meses.

(*) – É co-fundador do Gestão 4.0 Imersão & Mentoria e fundador da Xtech Commerce.