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Varejo busca soluções tecnológicas para frear aumento de preços

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terça-feira, 09 de março de 2021

Em um início de ano marcado pelo aumento de impostos, discussões sobre a reforma tributária e mudanças constantes na legislação fiscal, a fim de evitar onerar os consumidores que querem fugir de altos valores no carrinho, grandes empresas do ramo varejista estão buscando na tecnologia soluções para evitar um aumento muito brusco nos preços dos produtos.

No último ano, a pandemia fez com que todas as esferas do governo suspendessem a cobrança de alguns impostos, com a promessa de retomar o débito dos valores neste ano. Com a arrecadação em baixa, a soma desse conjunto de fatores já está chegando ao bolso do consumidor, que é quem deve acabar pagando a conta.

Segundo dados do IBPT, entre os itens de consumo com alta incidência de impostos estão, por exemplo, pão francês (média de 16,86% de impostos), arroz (17,24%), feijão (17,24%), cerveja engarrafada (42,69%), shampoo (44,20%) e roupas (34,67).

Com o objetivo de frear um aumento nos preços de diferentes produtos que chegam às prateleiras, uma das soluções buscadas pelas principais marcas de supermercados tem sido a digitalização de seus processos de pagamento de impostos. “Em geral, as empresas gastam mais de mil horas anuais com questões tributárias. Isso representa quase um mês de força de trabalho gasta com um processo que pode ser automatizado.

Por isso, o caminho mais assertivo para evitar prejuízos por não estar em conformidade fiscal é investir na tecnologia e digitalização”, diz Paulo Zirnberger de Castro, Country Manager da Sovos. Levantamento aponta, ainda, que a digitalização de tributos é capaz de gerar uma economia de até 5% na carga de impostos e de compliance das empresas, hoje em torno de 34%. Uma organização com faturamento de R$ 3 bilhões no ano que implemente soluções de tecnologia tributária pode experimentar economias de até R$ 55 milhões através da correta utilização e enquadramento tributário.

“A volumetria do varejo é muito grande. Por isso, automatizar tarefas como coleta de informações básicas de cadastro, consulta de CNPJ e checagem de fornecedores, e contar com um serviço de inteligência para atualizar e interpretar as mudanças na legislação tributária, já ajudam a agilizar e otimizar muito os processos. Com isso, o Varejo consegue mitigar riscos e reduzir custos que eventualmente precisariam ser repassados aos consumidores finais”, explica Paulo. Fonte e outras informações: (https://sovos.com.br).