98 views 4 mins

Planejamento: além do profissional, precisamos cuidar do pessoal

em Mais
terça-feira, 08 de fevereiro de 2022

Andreia Vittorelli (*)

Eu sei e você sabe – “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Esta frase de Lewis Carroll, o autor do clássico – “Alice no País das Maravilhas”, nos traz uma grande lição sobre a importância de um planejamento pessoal eficiente. De fato ninguém deseja viver caminhando em círculos, muito menos se esforçar tanto e não ser recompensado por sua dedicação.

Contudo, quando a energia empregada não tem um direcionamento correto e um foco específico é sempre isso que vai acontecer. O planejamento de vida pessoal funciona como um guia que indica aonde você quer chegar. Ele reúne sonhos, metas, objetivos e etapas, servindo como direcionamento para seu crescimento e trazendo incentivo e motivação para todas as áreas da vida — especialmente no âmbito profissional.

Muitas pessoas o enxergam como um ditador de regra e não fazem seu planejamento pessoal com medo de perderem sua liberdade, mas isso não é verdade. Você perder, de fato, sua liberdade quando não se planeja e vive refém das ocasiões. Quando apenas deixamos que as coisas aconteçam, sem planejar, corremos o risco iminente de tomarmos decisões ruins e que, muitas vezes, podem nos prejudicar.

Por isso, se você deseja fazer uma viagem que requer maior investimento financeiro, organizar sua festa de casamento, formatura, mudar de emprego ou mesmo emagrecer alguns quilos, também deve seguir a mesma linha. Ou seja, ser sempre bastante exato ao definir os seus alvos e as estratégias que usará para alcançá-los. Um planejamento torna qualquer tarefa mais produtiva.

Quando o assunto é traçar diretrizes que impactarão em seu padrão e estilo de vida, o esforço é recompensado com o alcance mais rápido e certeiro do ideal financeiro almejado. Para elaborar o planejamento pessoal será preciso trilhar uma jornada de autoconhecimento, que trará diversos benefícios. Isso porque serão necessários novos aprendizados, reflexões e um constante aperfeiçoamento.

Comece agora, com o que você tem e de onde você está. Invista o tempo que for necessário na busca de seu propósito e aloque todas as suas forças em torná-lo algo real. Aproveite este momento para fazer uma jornada de autoconhecimento, você pode se surpreender positivamente. Não se esqueça que sentir-se realizado é o ideal da maioria das pessoas, mas o conceito de realização é individual — por isso mesmo a responsabilidade em fazer algo para alcançar essa meta é única.

Reúna suas forças, acredite em sua força interior, mentalize suas realizações acontecendo, sinta esta energia e sensação boa percorrendo todo o seu corpo e caminhe na direção do seu sucesso. Tenho certeza de que ao planejar suas ações e colocá-las em prática, a cada passo, estará cada vez mais confiante, empoderado e próximo de alcançar seus resultados extraordinários.

(*) – Formada em gestão financeira pela ETEC, é diretora operacional e financeira da BiUP Educação (https://biupeducacao.com/).