97 views 2 mins

Para conquistar sucesso, é fundamental que o time saiba para onde ir

em Mais
quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

A proximidade de um novo ano faz com que muitos empreendedores comecem a refletir sobre o que passou e pensar em estratégias para conseguir melhores resultados. Um ponto essencial neste cenário de análise é entender se a comunicação do negócio está sendo transparente o suficiente para que todo o time saiba para onde ir.

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas e referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, o sucesso de uma empresa depende inicialmente de todos os membros da equipe compartilharem a mesma visão e objetivos.
“Muitas vezes, o dono tem clareza sobre metas de crescimento, como aumentar o faturamento ou conquistar novos clientes, mas o time não. E se a equipe não souber para onde está indo, é como remar sem direção. Todos devem estar alinhados, conhecendo as metas de crescimento e os números principais”, afirma.

Para Jhonny, é o direcionamento focado e uma comunicação muito clara que ajudam a criar cria uma comunidade coesa, permitindo que cada membro concentre seus esforços nas atividades-chave para alcançar os objetivos estabelecidos.

“Eu quero aumentar 100 pessoas, quero conquistar mais 30 clientes. O dono sabe, o dono tem clareza, mas o time sabe? O time tem que saber quanto a empresa vai crescer, tem que saber qual a meta de faturamento. Não é preciso abrir todos os números, mas os números principais de crescimento o time precisa saber”. Também, acredita que as pessoas anseiam por direcionamento e direção, querendo se sentir pertencentes a alguma comunidade, algum movimento.

“Se você não explicar para o seu time onde você quer chegar, para ele tanto faz fazer uma atividade ou outra. Ele tem que focar naquela atividade chave para chegar junto com você. O que eu mais vejo dentro das empresas é o dono que sabe para onde vai, mas não avisa o time. Por isso, esse é o primeiro direcionamento para uma empresa que realmente quer conquistar sucesso”, conclui (Instagram @jhonnymartins).